NotíciasOpiniãoRio Grande do Sul

O que representam as forças contra o PT em São Leopoldo? – OPINIÃO

Parte 1 - CIDADANIA: OS EX-MARXISTAS QUE COMEÇARAM A LIMPAR O QUARTO SAIRÃO MESMO DA CASA DOS PAIS?

João Darzone – advogado
Setembro de 2020

“Um homem que não seja um socialista aos 20 anos não tem coração. Um homem que ainda seja um socialista aos 40 não tem cabeça.” A frase é atribuída ao primeiro-ministro francês Georges Clemenceau em 1917, e me foi jogada na cara ao longo da minha adolescência por meu pai, e logo depois em 1999 por meu sogro.

A geração nascida nos 50-70 é a meu ver, a mais “tapada” de todos os tempos, pois, demorou a entender os momentos históricos que as antecedia, e muitos ainda não compreenderam. Os processos históricos e culturais que se entendiam como processos de “ruptura” para evolução e amadurecimento na verdade “gourmetizaram” e “mascararam” nossa ignorância sobre política, economia, sociedade e seus costumes.

Ignorar as percepções dos experientes, jogando todos na mesma tábula rasa, foi erro daquelas gerações, e hoje, com muito estudo, ponderação, experiência de vida, muito trabalho se enxerga que a geração 50-70 com vinte e poucos anos, nos anos 80-90, nada mais eram do que simples idiotas úteis manipulados por espertalhões que venderam a ideia que o socialismo/comunismo/marxismo era um sistema de justiça social.

Os argumentos de defesa da minha geração são muito bons, mas reforçam sempre nossa própria ignorância e percepções erradas sobre a própria realidade:

juventude política sempre foi estúpida por não distinguir a realidade da ficção;

ser de esquerda coincide com adolescência rebelde;

a cultura define que ser rebelde é sexy, velhos são chatos, o novo é melhor, e que o novo tem como dever superar o velho;

Porém, não nego, que somente em 1999, após ver Olívio Dutra hasteando a bandeira de Cuba no Piratini compreendi o que é de fato a grande hipocrisia socialista/comunista/marxista: ela produz a miséria que afirma combater. Mas sejamos justos com velho galo missioneiro, e verdade seja dita, o governo petista de Olívio, foi muito bom para ajudar a combater a miséria. Na Bahia (!!).

Essa fase de cura da doença comunismo/socialismo começou quando tive que sair de casa, comecei a limpar o quarto em que dormia e a pagar minhas contas.

Reputo que essa é a melhor vacina (trabalhar e ser responsável por si), e o é que falta a juventude socialista do século XXI, viciada em internet, sem noção da realidade que se ofende quando não atendida em seus caprichos, cuja experiência de vida resume-se ao achismo das redes sociais.

Porém ser profissional liberal da iniciativa privada e não dever nada a ninguém faz parte do passado e que lá ficou, só os amigos mais íntimos conhecem esse fato e hoje quem me conhece, simplesmente fica chocado com meu passado comunista/socialista. Não escondo esse fato, digo com orgulho: eu cresci e aprendi. Porém, muitos brasileiros não.

A grande parte do eleitorado brasileiro, ao contrário, ficou iludido até quando eclodiu o julgamento do mensalão em 2013, do Petrolão em 2014 e a ascensão da Lava-Jato como força política de influência.

Aécio Neves, Lula, Temer, José Dirceu, José Serra, Eduardo Cunha, Sergio Cabral, Palocci, Dilma, são alguns nomes notórios envolvidos em corrupção, mas a ladroagem foi de todos os partidos: PT, PSDB, PMDB, PSB, DEM, PR, PSD, PDT, PTB… apenas para citar os maiores partidos.

O clímax deste caldeirão foi em 2018 com a eleição de Jair Bolsonaro e apontou na política a tendência de que parte da sociedade estaria disposta a pagar uma aposta de dar “uma guinada à direita”.

Essa “guinada” é a consequência direta de dois fatores: (a) a autuação da Operação Lava-Jato e (b) e da total falta de autocrítica da esquerda, que jamais deixou a defesa dos condenados por corrupção, entre eles a estrela do bando condenado: LULA.

A renovação expressiva dos quadros politicos em 2018, embora não sendo suficiente para impor uma revolução na política deu um novo tom e mostra uma provável tendência da guinada à direita. No RS o deputado estadual mais votado foi um tenente-coronel do exército com mais de 170 mil votos.

E vários civis, policiais (militares, civis e federais) e militares das forças armadas também surfaram a “onda bolsonaro” como os novos porta-vozes da direita. Alguns deles já se mostraram ser grandes opor- tunistas, outros notadamente tornam-se aos poucos uma natural liderança em processo de formação.

Em 2020, a dúvida é se 2018 se confirmará como tendência. E em zona capilé as forças anti-PT estão organizadas e começam a ensaiar algumas combinações interessantes, porém, antes faz- se necessário conhecer estes agentes politicos locais. E começo com o CIDADANIA.

O CIDADANIA é sucessor do PARTIDO POPULAR SOCIALISTA, que por sua vez já fruto da mudança do discurso do PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO, em 2019 mudou o estatuto por duas vezes. Uma em setembro de 20191, (conforme registro do TSE), e outra em 26 de outubro de 20192 (site partido) onde excluiu do estatuto o “pensamento marxista”:

1 — https://www.tse.jus.br/partidos/partidos-politicos/arquivos/tse-estatuto-do-partido-cidadania-de-23-3-2019-aprovado-em-19-9-2019/ rybena_pdf?file=https://www.tse.jus.br/partidos/partidos-politicos/arquivos/tse-estatuto-do-partido-cidadania-de-23-3-2019- aprovado-em-19-9-2019/at_download/file
2 — https://cidadania23.org.br/wp-content/uploads/2019/11/Estatuto-do-Cidadania-23-aprovado-no-Congresso-de-26-de-Outubro-de- 2019.pdf

A retirada do estatuto da expressão “pensamento marxista”, de forma discreta tem o mesmo impacto de adolescentes que começaram a limpar a bagunça do quarto, e pelo fato de começarem a colocar o lixo na lixeira tem duas interpretações possíveis:

é forma dizer “erramos e estamos arrependidos”, autocrítica que o PT jamais teve coragem de fazer; ou

fica nas entrelinhas “vamos dar 3 passos para trás, para depois andar cinco passos par frente” esconder o lixo embaixo do tapete para ninguém ver ou lembrar.

A liderança do CIDADANIA capilé, pelo Professor Nado tem um perfil mais ou menos parecido com o da atual geração que foi socialista até os vinte e pouco anos, como antes mencionado.

A história política de Nado que era do PT mudou para o PDT e por fim culmina no CIDADANIA parece apontar uma mudança no eixo central que movem seus pensamentos e próprio ideário marxista do partido, porém, para o leigo fica difícil de entender se essa mudança é para valer ou se é apenas para iludir os pais que ficam felizes em ver os filhos limpando o próprio quarto.

Mas o fato é que os pronunciamentos do Professor parecem indicar que o outrora esquerdista está migrando para o amadurecimento, mas será preciso que faça um hercúleo esforço para convencer que o homem de hoje, não é mais o jovem de vinte e poucos anos do passado, iludido pelo discurso fácil do socialismo de botequim (que homens de bom coração foram), que ao fim e ao cabo é o discurso esquerdista brasileiro.

O Professor, para vencer, precisa convencer parte do eleitorado de que cresceu, amadureceu e que é capaz de decisões duras que a vida adulta exige nestes tempos.

A sociedade capilé ferida, e abalada em todos os níveis pela hecatombe covid-19, exigirá dos homens públicos posições firmes na política, o que até agora nas lideranças de oposição não aconteceu e, terá ser enfrentada pelo Professor Nado na campanha para mostrar que tempo que passou lhe conferiu a necessária expertise política e gerencial exigidas para o cargo de Prefeito, sendo que cito apenas algumas:

A – Qual a posição sobre o tratamento precoce de COVID?
B – Qual a posição sobre o enfrentamento da crise das finanças? C – Qual posição sobre porte de armas?
D – O que pensa para a segurança?
E – Qual sua posição sobre a doação de áreas públicas a entidades privadas? F – Qual sua posição de solução da crise da saúde?
G – O que valores tem alinhados ou desalinhados com o Governo Bolsonaro? H – O que pensa da reforma previdenciária municipal?
I – Como pensa estimular as empresas para que fiquem em São Leopoldo? J – Pensa em privatizar o SEMAE?
L – Como pensa o gerenciamento da máquina pública em tempos de Covid? E com poucos recursos?
M – Vai reduzir CCs?
N – Vai revogar a Lei Municipal de Fake News? Se não revogar como vai gerir essa legislação?
O – O que pensa em fazer nos 200 anos de imigração alemã?

É professor, a vida adulta não é fácil, demorou mas cedo ou tarde, chega a hora de abandonar o conforto e a mordomia da casa dos nossos pais e começar uma vida nova.

Botão Voltar ao topo