Negócios

Regras de CO2 na Europa triplicam venda de carros elétricos

Um em cada 10 carros novos vendidos em toda a Europa este ano será elétrico ou híbrido, o triplo dos níveis de vendas do ano passado depois que as montadoras lançaram novos modelos para atender às regras de emissões, de acordo com projeções do grupo de política verde Transporte e Meio Ambiente.

A participação de mercado da maioria dos carros elétricos aumentará para 15 por cento no próximo ano, prevê o grupo, enquanto as montadoras de todo o continente correm para reduzir seus níveis de CO2. As projeções são baseadas em dados de vendas para o primeiro semestre do ano, bem como aumentos esperados conforme os fabricantes lutam para cumprir as restrições em 2021.

“As vendas de carros elétricos estão crescendo graças aos padrões de emissões da UE”, disse Julia Poliscanova, diretora de veículos limpos. “No próximo ano, um em cada sete carros vendidos na Europa será um híbrido.”

Segundo as regras, as montadoras devem reduzir as emissões médias de seus veículos para 95g de CO2 por km ou enfrentar multas que podem chegar a bilhões de euros.

Nos primeiros seis meses do ano, as emissões médias caíram de 122g para 111g, a maior queda em seis meses em mais de uma década.

Enquanto cinco por cento dos carros vendidos este ano estão excluídos dos cálculos, uma concessão da UE para ajudar os fabricantes de automóveis a entrarem no novo regime, todos os veículos contam para o total do próximo ano.

Grupos ambientalistas criticaram as concessões, bem como o fato de que os limites de CO2 não devem ser apertados novamente até 2030.

“Os fabricantes da UE estão de volta à corrida de EV (veículos elétricos), mas sem metas mais ambiciosas de CO2 em 2025 e 2030 para estimulá-los, eles perderão força em 2022”, disse Poliscanova.

Várias montadoras ainda estão atrasadas em relação às novas regras, de acordo com cálculos do T&E, exigindo um surto tardio de vendas de eletricidade ou a compra de créditos de um rival que já ultrapassou as regras para evitar multas pesadas.

O sistema permite que aqueles que geraram “créditos” com a venda de carros elétricos puros ou híbridos plug-in os vendam a rivais que estão lutando para cumprir as regras. O valor dos créditos diminui com o tempo.

A Volvo Cars no início deste mês disse que estava aberta para vender seus créditos aos concorrentes, tendo visto um forte aumento na demanda de híbridos este ano. A Daimler, que é parte da controladora da Volvo, Geely, está muito atrás de seus objetivos e provavelmente exigirá créditos, de acordo com a T&E.

Algumas montadoras também foram prejudicadas pela pandemia, que atrasou o lançamento de modelos importantes e prejudicou a demanda. A VW viu o lançamento de sua ofensiva elétrica ser desacelerado pela epidemia e, como resultado, ficou para trás em seus alvos. Hyundai e Kia também estão ficando para trás, com as vendas de modelos elétricos como o Hyundai Kona e o Kia e-Niro atrasadas pela pandemia.
A Toyota, que faz parceria com a Mazda, está muito perto de cumprir suas metas devido ao uso generalizado de híbridos tradicionais, que funcionam com motor e bateria ao mesmo tempo.

A BMW, que conta com híbridos plug-in e também com seu modelo i3 totalmente elétrico, cumpriu as metas para este ano, assim como a Renault, que vende o elétrico Zoe. A Nissan, parceira da Renault, que vende o carro elétrico Leaf, também está perto de seus objetivos.

Botão Voltar ao topo