Vale do Sinos

Dois Irmãos alerta para baixa procura da vacinação pólio e multivacinação

Na segunda semana da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação segue baixa a procura em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Dois Irmãos.

A campanha encerra no dia 30 de outubro e o objetivo é atualizar as cadernetas de crianças e adolescentes menores de 15 anos e imunizadas as crianças de 12 meses a menores de 5 anos com uma dose extra de VOP (Vacina contra a Poliomietile, Paralisia Infantil). Neste sábado, dia 17, ocorrerá o dia “D” de mobilização nacional.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, em Dois Irmãos devem ser vacinadas 1.774 crianças contra a VOP e 3.946 crianças e adolescentes devem ter atualizadas suas cadernetas. Até o momento foram vacinadas 249 crianças contra a VOP e 369 crianças e adolescentes procuraram as UBSs, sendo que 167 destas atualizaram as cadernetas. O número representa apenas 12%.

A enfermeira responsável pelas imunizações, Melissa Pereira Bolson, disse que o objetivo da vacinação é diminuir o risco de transmissão das doenças que possuem vacinas, assim como reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.

Segundo ela, é necessário que os pais ou responsáveis tragam o cartão SUS e caderneta de vacinação das crianças e dos adolescentes na hora da vacinação.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as equipes de saúde irão avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal.

Locais e horários de vacinação

A vacinação estará disponível nas Salas de Vacinas das Unidades Básicas de Saúde, nos seguintes horários:

UBSs Bela Vista, Travessão, São João e Primavera: segunda a sexta-feira das 8 às 16h, e no Horário do Trabalhador

UBS Centro: segunda, terça, quinta e sexta-feira das 7h30 às 16h30 e quarta-feira das 7he30 às 19he30

UBS São Miguel: segunda a sexta-feira das 13h às 16h30 e no Horário do Trabalhador

UBS União: segunda e quinta-feira das 13h30 às 16h30

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo