A forma como – e o que – vai escolher, seja por meio físico ou digital, confere a tendência no perfil de atendimento da Sicredi Pioneira RS em suas agências, onde o associado assume o protagonismo na relação de negócios e diante das suas preferências. Um conceito que ganhou ênfase na reinauguração da unidade junto ao campus da Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos), em agosto deste ano, e se estende agora à agência Centro de São Leopoldo, reestruturada em nova localização e entregue nesta segunda-feira, 19 de outubro.
“O próprio associado vai escolher como deseja ser atendido pela nossa equipe de colaboradores, se quer ter uma experiência física ou virtual. Isso desperta confiança e evidencia a maneira de nos relacionarmos, respeitando todos os estilos de públicos”, destaca Tiago Luiz Schmidt, presidente do Conselho de Administração da cooperativa de crédito.
A agência foi transferida de uma área de 480 metros quadrados, dividida em dois pavimentos, para um espaço térreo mais interativo, de 600 metros quadrados, que dispõe de estrutura com maior funcionalidade e uniformidade. Situada na Rua Lindolfo Collor, 341, o novo espaço permite melhores condições de acesso, facilitando o deslocamento de veículos e de pessoas no perímetro urbano, além de estacionamento próximo. Os diferenciais são percebidos logo na entrada, onde foi constituído o Espaço Juntos, servindo de transição entre a via pública e a parte interna da agência, atrás da porta giratória. Muito além de um coworking, o Espaço Juntos possibilita que o usuário – seja associado ou não – “construa” seu próprio ambiente para fazer reuniões de trabalho, ter momentos de descanso ou até conversas mais formais e privativas.
“Se preferir, ele pode ser atendido, ali mesmo, pelos colaboradores, sendo mais um local de relacionamento, equipado por mesas, cadeiras, pufes e poltronas modulares”, explica o arquiteto Daniel Prujá, que assina o projeto com Liliana Curra, ambos da Fato Arquitetura.
O layout é dinâmico e inovador. Recepção, bancadas de atendimento, caixas eletrônicos (podendo ser utilizados tanto no interior da agência quanto na parte externa, após o horário comercial), Área para Café e um Lounge, espécie de espera mais estilizada, constituído por mesas, sofás e poltronas, compõem o cenário. Quatro estações de atendimento diferenciadas, cercadas por divisórias de vidros transparentes e acústica para absorver a reverberação sonora, oportunizam demandas de maior privacidade a fim de que o associado possa fazer reuniões mais restritivas. O mobiliário foi desenvolvido para atender à característica de ambientes colaborativos, em cores afinadas ao padrão de identificação visual do Sistema Sicredi. Divisórias de estrutura metálica modular em verde servem como elementos de engajamento entre associados e colaboradores, podendo ser usadas para colocação de objetos decorativos ou plantas.
“Queremos oferecer um espaço que transcende o padrão bancário, mas onde o associado possa encontrar as soluções financeiras que precisa, desfrutar boas experiências, ter o contato especializado de equipes capacitadas, com total segurança, e sentindo-se parte dele”, reitera Eduardo Spier, Diretor de Operações, lembrando que a agência Centro foi a segunda – entre as três unidades do município – a ser aberta em junho de 2008.
Números da Sicredi Pioneira em São Leopoldo
A cooperativa está representada em São Leopoldo com três agências que somam cerca de 12 mil associados, R$ 113 milhões em operações de crédito, mais de R$ 6,5 milhões de resultado e patrimônio líquido superior a R$ 18 milhões. A entrega da agência Unisinos, totalmente repaginada, foi o pontapé para disseminar o novo perfil de atendimento. Por estar localizada em área urbana – a agência Centro ganha um modelo mais tradicional de instituição financeira, porém com diferenciais internos que definem seu caráter inovador e disruptivo. Em novembro de 2020, a unidade Scharlau deve estrear de cara nova, adotando layout semelhante. Para 2021, a cooperativa não descarta a possibilidade de abertura de outra agência na zona central do município.
“Vivemos um período para ressignificar conceitos e relações humanas. Acreditamos que o modelo omnichannel, conhecido como fisital de atendimento, vai agregar mais valor: o básico é resolvido por meio de ferramentas digitais, porém o relacional, que inclui demandas do sistema financeiro, pede o contato, a conversa, a proximidade. Independente de pandemias, cenários de negócios íntegros e verdadeiros baseiam-se na confiança, e essa só é construída mediante o relacionamento”, sintetiza Tiago.