NegóciosNotíciasRio Grande do Sul

CIC Caxias e ARI Serra Gaúcha debatem a importância do jornalismo pós-pandemia

A convidada do evento on-line será a jornalista Carolina Bahia

A jornalista Carolina Bahia será a palestrante da reunião-almoço que a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) realiza em parceria com a Associação Riograndense de Imprensa – Seccional Serra Gaúcha (ARI Serra Gaúcha) na próxima segunda-feira (26). Hoje atuando como consultora da empresa ANK Reputation, Carolina vai falar sobre “A importância do jornalismo pós-pandemia” em evento que será transmitido a partir das 12h no Youtube (youtube/ciccaxias) e no Facebook da CIC Caxias.

Natural de Porto Alegre, Carolina é formada em Jornalismo pela Faculdade dos Meios de Comunicação Social da PUC-RS, com pós-graduação em Mercado Financeiro pela Fundação Instituto de Administração (FIA), de São Paulo. Foi editora-chefe e colunista da sucursal da RBS em Brasília.

“Os desafios da imprensa antes da pandemia já eram gigantes: tanto os desafios do jornalismo, diante da velocidade da tecnologia, da disseminação das fake news e dos ataques inflados por autoritários, quanto os desafios do negócio. Durante a pandemia, as ameaças multiplicaram-se.
Ao mesmo tempo em que nunca se consumiu tanta notícia, houve uma avalanche de desinformação propagada pelas redes sociais, alguma incerteza científica, governantes se aproveitando para semear a discórdia e colocar o público contra o jornalismo sério e receitas evaporando”, comenta a presidente da ARI Serra Gaúcha, jornalista Andreia Fontana.

Troféu ARI Serra Gaúcha

Neste ano, em função da pandemia e dos modelos de distanciamento impostos, a ARI Serra Gaúcha decidiu que a homenagem aos profissionais de imprensa, com a entrega do Troféu ARI Serra Gaúcha, não será individualizada, mas coletiva. “Esperamos que durante esta reunião-almoço, todos os colegas sintam-se orgulhosos da construção que fizemos até aqui e encorajados a brigar pelo jornalismo de qualidade, pelo bem de toda a sociedade”, enfatizou Andreia.

Ainda de acordo com a presidente da ARI Serra Gaúcha, o reconhecimento que a CIC Caxias faz, com uma data reservada para homenagear a trajetória dos profissionais da região, “é um tônico que fortalece nossa luta por uma sociedade bem informada”.

A entrega do Troféu ARI Serra Gaúcha já ocorreu em 12 edições, premiando e valorizando os profissionais, em nove categorias, que se dedicaram a produzir comunicação de qualidade. Desde 2008, quando foi lançado, até o ano passado, 106 profissionais da comunicação receberam o troféu pela relevante trajetória e contribuição social no exercício de sua atividade. Andreia revela que a ideia é realizar a 13ª edição assim que possível, em razão da pandemia. “Acreditamos que em 2021 conseguiremos retomar a homenagem”, ressalta.

SERVIÇO
O QUÊ: Reunião-Almoço On-line no YouTube e Facebook
CONVIDADA: Jornalista Carolina Bahia
TEMA: A importância do jornalismo pós-pandemia
QUANDO: Segunda-feira, 26 de outubro – 12h
PATROCÍNIO: Florense, Grupo RBS, Sicredi, Universidade de Caxias do Sul, Marcopolo, Randon, Rede Caminho do Saber, BRDE, Supermercados Andreazza
APOIO: Emercor, Fortaleza e Affitti Locações de Materiais para Eventos

Botão Voltar ao topo