Rio Grande do SulSaúde

Santa Casa de Porto Alegre completa 217 anos

Tradicional missa em homenagem ao aniversário da instituição acontece no dia 19h, às 11h, com transmissão pelo canal do YouTube da Santa Casa.

O primeiro hospital do Rio Grande do Sul está de aniversário no dia 19 de outubro. A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, ao completar, 217 anos, se mantém como um dos mais respeitados hospitais do país, atendendo, a cada ano, mais de 1 milhão de pessoas.

A reconhecida eficiência de sua gestão aliada à medicina de alta complexidade desempenhada pelo complexo hospitalar gaúcho, tornam a Santa Casa de Porto Alegre o destino de milhares de pacientes de todos os estados brasileiros e de 490 municípios gaúchos.

Referência nacional e internacional nas áreas de cardiologia, cirurgia cardiovascular, transplantes, neurocirurgia, pneumologia, cirurgia torácica, oncologia e pediatria de complexidade, a Santa Casa emprega 7.500 profissionais e conta com um corpo clínico de mais de 2.500 médicos.

Integrado por sete hospitais localizados no quarteirão no Centro Histórico de Porto Alegre – Hospital Santa Clara, Hospital São Francisco, Pavilhão Pereira Filho, Hospital São José, Hospital Santa Rita, Hospital Dom Vicente Scherer e Hospital da Criança Santo Antônio – a partir de 2022, o complexo hospitalar ganhará mais uma unidade, o Hospital Nora Teixeira.

Com a sua construção, que segue em ritmo acelerado e adiantado, a Santa Casa irá ampliar a qualificação da sua assistência na área de emergência aos usuários do SUS, além de dispor de novas unidades de internações para especialidades distintas. Integram também a instituição o Hospital Dom João Becker, (localizado na cidade de Gravataí/RS), o hospital da cidade de Santo Antônio da Patrulha/RS, (o qual realiza a gestão desde 2017), a Casa de Apoio Madre Ana, o Centro Histórico-Cultural e o Cemitério Santa Casa.

Pórtico principal  – Foto: Robson Da Silveira SMS/ PMPA

Embora o ano tenha sido de muitos desafios para o mundo todo, a Santa Casa, em 2020, deu andamento a muitos projetos, concluindo-os e/ou dando importantes passos rumo ao futuro da instituição. Entre estes projetos, está a entrega do Instituto Materno-Fetal Celso Rigo, um centro único na América do Sul dedicado à saúde de gestantes e bebês – ainda em fase uterina – com a mesma estrutura funcional e organizacional de serviço existente em Barcelona.

Em um espaço de 430m², a Instituto Materno-Fetal Celso Rigo oferece serviços diagnósticos como ultrassonografias especializadas realizadas com equipamentos de última geração. A nova estrutura, que pretende ser a maior referência em medicina fetal na América Latina, teve um custo de R$ 4,5 milhões, recurso integralmente doado pelo benfeitor que dá nome ao serviço.

Em setembro, o espaço passou a contar com o Programa de Cirurgia Fetal, desenvolvido seguindo as orientações da equipe de Barcelona e coordenado por uma especialista formada por este serviço espanhol. As cirurgias intrauterinas são realizadas em área desenvolvida e equipada especialmente para esta finalidade, no novo Centro Obstétrico da Santa Casa.

A construção do Hospital Nora Teixeira também seguiu a todo o vapor. A obra terá aproximadamente 30 mil m² distribuídos em 15 pavimentos e um custo de R$ 202 milhões e está, atualmente, com oito lajes edificadas. Outro projeto em andamento, cujas intervenções iniciaram recentemente, mas que terá um impacto importante em acessibilidade, são as novas passarelas que irão interligar os sete – e no futuro oito – hospitais do complexo.

Uma outra iniciativa que impactará na assistência oferecida pelo hospital, que prevê a modernização de todas as áreas SUS do complexo, denominado de Mega Projeto, também teve sua continuidade em 2020. Foi entregue, recentemente, a primeira fase da modernização dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital da Criança Santo Antônio.

Ao todo, 16 leitos de UTI foram totalmente modernizados e adequados à legislação vigente no que diz respeito à vigilância sanitária, acessibilidade e PPCI, além da renovação de grande parte das tecnologias médico-hospitalares. Também, no Hospital Santa Clara, foram concluídos e entregues o novo Centro Obstétrico e duas unidades de internações cirúrgicas. Tanto o novo hospital, como as novas passarelas e a modernização das áreas SUS do complexo estão sendo desenvolvidos a partir de verbas extraordinárias, e especialmente originárias de empresários e bancada federal gaúcha.

Leitos Covid – Foto: Carol Fornasier

No que diz respeito ao combate à pandemia, a Santa Casa ampliou a sua estrutura para integrar a rede de assistência aos pacientes infectados com o novo coronavírus.

Assim, a instituição disponibilizou 100 leitos de UTI e 134 leitos de internação dedicados para estes atendimentos. De março a setembro, a Santa Casa atendeu mais de cinco mil pacientes confirmados com a Covid-19.

Desta forma, ao celebrar mais um ano de atividades ininterruptas de serviços de saúde a toda a população, participando ativamente do processo assistencial da Covid-19, e dele retirando aprendizados e legados, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre se mantém no propósito de sua missão bicentenária de proporcionar ações de saúde a todos, desenvolvendo ações que visam a sua sustentabilidade, modernização, inovação e crescimento. https://www.santacasa.org.br/

 

Botão Voltar ao topo