Negócios

Startup mineira é uma das vencedoras da Copa do Mundo de Empreendedorismo

A startup mineira Key2enable Assistive Technology, unidade de negócios da brasileira “TiX – Tecnologia Assistida”, nos Emirados Árabes Unidos, foi uma das vencedoras da etapa final da Copa do Mundo de Empreendedorismo, realizada na Arábia Saudita.

A empresa conquistou o primeiro lugar na categoria “Best Growth”. Fundada em Minas Gerais, em 2009, a TiX desenvolve um conjunto de tecnologias assistivas para crianças com deficiência, que aceleram o processo de comunicação e aprendizagem e ajudam no processo de tornar essas crianças autossuficientes. A Copa do Mundo de Empreendedorismo tem o patrocínio de instituições da Arábia Saudita, como a Minsk Foundation, e foi realizada por meio de canais digitais.

A Copa do Mundo de Empreendedorismo é realizada pela Global Entrepreneurship Network (GEN), e – no Brasil – o Sebrae liderou a fase nacional da competição, quando foram selecionadas 100 startups. Em todo o mundo, o evento contou com 175 mil participantes, de 200 países, ao longo de 2020. Para a grande final, foram selecionadas mais de mil startups, que foram classificadas em 65 finais nacionais.

Jose Rubinger Filho, fundador da TiX, comenta que a conquista do Prêmio na Copa do Mundo coloca a empresa em um novo patamar. A startup está internacionalizada desde 2018 e já atua hoje nos mercados dos Estados Unidos, Chile e Emirados Árabes, com planos de expansão para o Canadá. “O reconhecimento abre novas portas e vai permitir que os investidores possam nos conhecer melhor. Com o prêmio, temos mais oportunidades de conversar com ministros da educação, ter acesso a novos centros e difundir o nosso trabalho”, comenta.

TiX Tecnologia Assistiva

A TiX Tecnologia Assistiva desenvolve soluções de acessibilidade para pessoas com deficiência. Entre essas soluções está o Teclado Inteligente TiX, que torna os computadores, tablets e smartphones acessíveis a pessoas que possuem limitação de movimentos. O serviço contempla a avaliação das necessidades de cada pessoa e a prescrição dos equipamentos a partir do acompanhamento das experiências e evoluções desse público. Toda a solução é contratada através de um plano de acessibilidade, com pagamento mensal a partir de 165 reais. Com os planos de assinatura, em lugar de comprar produtos, o cliente contrata a acessibilidade como um serviço, que inclui os equipamentos indicados e a atenção continuada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo