Rio Grande do Sul

Taquari realiza primeira entrega do Programa de Aquisição de Alimentos

Taquari é mais um município gaúcho que passa a operacionalizar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – política pública do governo federal que permite às entidades que trabalham com público em situação de insegurança alimentar ou em vulnerabilidade, encontrar uma forma de amenizar a deficiência causada pela falta de alimentação adequada. O programa beneficiará 120 famílias que receberão, até o mês de maio do ano que vem kits de alimentos adquiridos diretamente de 12 agricultores. O investimento será de 70 mil reais.

As primeiras entregas feitas pelas equipes da Emater/RS-Ascar e do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), com o apoio da Prefeitura, destinaram produtos diversos às famílias como hortaliças, frutas, pães, massas, conservas, mel e ovos, entre outros. “Os kits respeitarão à sazonalidade dos produtos, gerando renda para os agricultores, que passam a ter uma forma a mais de ‘escoar’ sua produção com um preço justo”, salienta a extensionista da Emater/RS-Ascar Ana Cláudia Desconsi, valorizando ainda o acesso à produtos de qualidade por famílias que, em muitos casos, passam dificuldades.

Criada em 2003 e desenvolvida pelo Ministério da Cidadania, a política pública visa incentivar a agricultura familiar e promover o acesso à alimentação. Nos municípios, o programa costuma contar com o apoio de secretarias como as da Assistência Social, Habitação e Agricultura, entre outras. Já a Emater/RS-Ascar atua de forma vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado. Os kits serão entregues mensalmente, respeitando todas as recomendações de saúde que possam amenizar os efeitos da pandemia de Covid-19.

Botão Voltar ao topo