NotíciasRio Grande do Sul

CONSEPRO São Leopoldo completa 40 anos contribuindo com a segurança

Nesta terça-feira, 27, o CONSEPRO – Conselho Comunitários Pró-Segurança Pública de São Leopoldo completou quatro décadas de atuação.

Na cidade, o CONSEPRO tem uma longa história de voluntariado e contribuição, e está intimamente ligado à ACIST-SL. Foi na entidade que ele foi fundado, em 1980, durante a gestão do empresário Celso Erny Kraemer. Desde então, tem associados na sua diretoria, todos com profunda vontade de contribuir para a mudança. As reuniões acontecem na sede da entidade, que também destaca parte da equipe para questões administrativas, contribuindo assim, de maneira direta para a Segurança Pública da cidade.

O atual presidente do Conselho, Davi Dalcin, destaca a seriedade do trabalho e o comprometimento das pessoas envolvidas. “Fazer parte do Conselho é uma atitude voluntária. São pessoas que têm no bem comum a maior motivação”.

Ao longo dos anos, o Consepro desenvolveu diversas ações importantes. Um exemplo ocorreu em 2005. Por meio de um convênio entre prefeitura e CONSEPRO, foi viabilizada a implantação de uma estrutura para a Brigada Militar combater a violência e criminalidade na região do Morro do Paula, através da presença de seu efetivo, devidamente aparelhado. Ao CONSEPRO, cabia aplicar os recursos de acordo com as metas estabelecidas e colaborar com o planejamento das ações de combate à violência na região.

Mais recentemente, em 2019, o CONSEPRO entregou, por meio de doação, para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de São Leopoldo, um terminal de autoatendimento que disponibilizará o site da Delegacia Online. Sua aquisição evidenciou a importância dos apoiadores que colaboram com o CONSEPRO e permitem ajudar mais a polícia local e a comunidade. Para a compra do “totem”, que conta com um computador e uma impressora acoplados, foram investidos R$ 8,2 mil oriundos de doações feitas ao Conselho.
“Sabemos que a Segurança Pública é uma responsabilidade do Estado, mas com a atuação do CONSEPRO, agilizamos os serviços prestados pelos órgãos de segurança. Por se tratar de uma entidade local, com estrutura enxuta e agilidade burocrática, os processos de aquisição são mais eficientes”, relata Dalcin.

O CONSEPRO também teve destacada atuação para a conclusão de importantes obras para a cidade, como a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) e o novo prédio da Brigada Militar. A destinação de recursos diversos para as melhorias necessárias e o apoio institucional do Conselho foram mencionados pelas autoridades responsáveis.

Doações – Por ser uma entidade não governamental, os recursos para sua manutenção são recebidos por meio de doações da sociedade civil. E visando a estimular a sociedade a conhecer o órgão e também contribuir financeiramente com o que pudesse, o CONSEPRO criou o website www.conseprosaoleopoldo.com.br. “É um canal transparente, onde aparecem os recursos recebidos e a sua destinação. É a forma encontrada de, democraticamente, solicitar o apoio de todos para solucionar um problema de todos, que é a Segurança Pública”, destaca o dirigente.

Botão Voltar ao topo