NotíciasRio Grande do Sul

Gatos do Canil Municipal de Caxias estão em novo local

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, e a Associação VIDA – Voluntários Independentes Defendendo os Animais, com a ajuda de empresas, informam que 11 gatos (8 adultos e três filhotes) do Canil Municipal estão em um novo espaço a partir desta semana. Outros sete serão transferidos assim estiverem em condições de saúde para a mudança. O gatil do Canil Municipal não será desativado.

Segundo a voluntária Tatiana Furlan, da VIDA, em maio quando foram retomadas as adoções dos animais do canil, a associação se encarregou da adoção dos gatos.”Eram quase 30 distribuídos em dois gatis. Todos os gatos que eram mansos foram doados e a procura por adoções era maior que o número disponível de animais.

Mesmo assim sobraram 18 animais dos dois gatis, que por serem muito ariscos não poderiam irem para um lar. Através de uma doação de uma estrutura de palets, os gatos que antes tinham medo de saírem do esconderijo, passaram a ir para a rua e melhoraram a micose na pele que tinham por não tomar sol. Nesse processo, mais dois puderam serem adotados. Entretanto, o barulho dos latidos dos cães, a socialização ficou difícil. Foi então que a associação teve a ideia de construir dois gatis em local mais calmo e de fácil acesso para que protetores pudessem fazer esse trabalho de socializar e e encontrar um lar para eles”, conta.

Uma empresa doou os tubos metálicos para a construção da estrutura dos gatis e os recursos para mão de obra e da tela foram doados por um voluntário. “A Semma autorizou a transferência dos gatos e vai continuar fornecendo o atendimento veterinário até os mesmos serem adotados”, informa o coordenador do departamento de Bem Estar Animal da Semma, Paulo Cesar Rodrigues dos Santos.

O novo espaço do Gatil fica numa casa alugada pela VIDA no centro da cidade. “Os que não podem ser adotados ficarão nessa nova casa, que é linda! No dia 12 de dezembro faremos a inauguração oficial. No novo lugar tem também centro de castração e vacinação com preços bem acessíveis e também haverá o Banco de Ração”, conta Tatiana.

 

Botão Voltar ao topo