NotíciasRio Grande do Sul

Marcopolo põe em operação primeiro ônibus totalmente elétrico da região Sul

Mobilidade elétrica amplia atuação da Marcopolo

Depois do lançamento do projeto do primeiro veículo leve sobre pneus (VLP) 100% elétrico do Brasil, que começará a rodar em São José dos Campos (SP) em 2021, entra em operação o primeiro ônibus rodoviário da região Sul totalmente elétrico, encarroçado pela Marcopolo. A partir de hoje (9/11), o pioneiro Viaggio 1050 Elétrico, com chassi BYD, será usado pela transportadora Turis Silva para o fretamento contínuo de colaboradores da Gerdau.

“A mobilidade elétrica é estratégica para o crescimento dos negócios da Marcopolo, uma vez que a adoção de veículos com tecnologia limpa é uma tendência global”, afirma Leandro Sodré, gerente nacional de Vendas da Marcopolo.

A EDP Smart, divisão que reúne o portfólio de soluções em energia da EDP, ficará responsável pelo modelo de negócio para ônibus elétrico, realizando o fornecimento da infraestrutura de recarga para o veículo. O veículo será usado no transporte de funcionários da produtora de aço em Charqueadas (RS).

“Queremos construir, em parceria com nossa cadeia de fornecimento, um futuro mais sustentável, e contribuir com o desenvolvimento da mobilidade urbana a partir da adoção produtos e soluções inovadoras”, afirma Vinicius Moura, gerente geral de suprimentos da Gerdau.

“Ter a possibilidade de fazer rodar este ônibus totalmente elétrico em nosso Estado é resultado de parcerias e de nosso esforço em oferecer um serviço moderno e de total respeito ao meio ambiente” afirma Carina Porto da Silva Girondo, Diretora de Gestão de Recursos da Turis Silva.

Há duas décadas, a Marcopolo desenvolve diferentes projetos de veículos movidos a combustíveis de fontes renováveis. Além do novo modelo rodoviário, 33 veículos elétricos da Marcopolo, incluindo os micro-ônibus Volare, circulam no país, em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pará, Ceará e Paraná, além do Distrito Federal.

Botão Voltar ao topo