NotíciasRio Grande do SulSaúde

Caxias inicia a 4ª rodada de testagens em casas asilares

Em formato diferenciado, nesta etapa serão testados apenas pessoas com sintomas gripais

Caxias do Sul iniciou na terça-feira (10/11), a 4ª rodada de testagens em instituições de longa permanência de idosos (ILPIs). Nesta etapa, serão testados apenas idosos e profissionais com sintomas gripais, pelo método RT-PCR. Até o momento, três casas asilares já foram inspecionadas e uma amostra foi coletada pela equipe do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). A mudança no protocolo de testagem ocorre em virtude de um número bastante expressivo de funcionários e residentes já ter sido diagnosticado com o vírus em outras etapas.

Ao chegar na ILPI, a equipe aplica um questionário para cada paciente, realiza a triagem e afere a temperatura. Segundo o secretário Municipal da Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, a pasta monitora, desde o início da pandemia, todas as casas asilares. “Nossa preocupação sempre foi em minimizar os impactos, principalmente no público mais idoso. Obtivemos êxito em ser um dos únicos municípios que desenvolveu um fluxograma de testagens e monitorou as casas asilares, justamente para evitar casos como vimos na região”.

Nas três etapas anteriores, 3.798 testes foram aplicados em 29 ILPIs e 5 congregações religiosas, o que resultou em 330 casos positivos. No total, foram diagnosticados 14 surtos, sendo 13 já encerrados e um ativo e em monitoramento. Também foram registrados 17 óbitos de idosos residentes em casas asilares por complicações em decorrência do coronavírus no município.

Botão Voltar ao topo