NegóciosRio Grande do Sul

Parceria viabiliza recursos de R$ 1 milhão para ampliar garantia de crédito a micro e pequenas empresas

Termo de parceria entre RS Garanti e Sicredi Pioneira RS será assinado nesta terça, 17/11, no estande do Sebrae/RS, durante a 29ª Mercopar

Os micro e pequenos negócios, mesmo impactados com os efeitos da crise provocada pela pandemia do coronavírus, têm demonstrado seu potencial de recuperação e devem ganhar um novo incentivo para acompanhar o atual cenário de retomada econômica. A parceria entre a RS Garanti – primeira garantidora de crédito criada no Brasil – e Sicredi Pioneira RS vai viabilizar um aporte de recursos na ordem de R$ 1 milhão. Esse valor será destinado ao Fampe, um Fundo de Aval constituído pelo Sebrae/RS para complementar garantias nas operações de crédito contratadas pelos pequenos negócios, com instituições financeiras conveniadas. A assinatura do termo acontece nesta terça-feira, 17/11, às 14h30min, no estande do Sebrae/RS, durante a 29ª Mercopar – Feira de Inovação Industrial, sediada no Centro de Feiras e Eventos dos pavilhões da Festa Nacional da Uva, em Caxias do Sul.

A iniciativa deve contribuir para ampliação da garantia de crédito ao segmento, mediante a atuação da RS Garanti como avalista nos financiamentos solicitados, fomentando Microempreendedores Individuais (MEIs), empresas de micro e pequeno porte, além de pequenas agroindústrias formalizadas, conforme parâmetros da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. O Fampe pode assegurar até 80% de um empréstimo contratado, dependendo de sua modalidade e características dos empreendimentos beneficiados. As empresas solicitantes são avaliadas por um comitê da RS Garanti, que irá conhecer suas necessidades e, posteriormente, concederá uma carta de garantia a ser encaminhada para a instituição financeira. Atuando em todo Estado do Rio Grande do Sul, a RS Garanti é uma facilitadora na obtenção de crédito, podendo negociar, junto às instituições financeiras, melhores condições para a liberação do empréstimo.

“Isto ocorre em um momento importante da economia, quando as empresas estão se reorganizando para priorizar seus investimentos e assegurar a sustentabilidade no mercado. Os recursos, destinados ao RS Garanti, podem facilitar a concessão de crédito para organizações de micro e pequeno porte, que respondem por mais de 52% dos empregos com carteira assinada na iniciativa privada, segundo dados do Sebrae/RS”, pondera Eduardo Spier, diretor de Operações da Sicredi Pioneira RS, que a representará na assinatura do termo. Segundo ele, a ação reforça o propósito da cooperativa em colocar as pessoas como centro dos negócios e contribuir para o desenvolvimento das comunidades onde está inserida.

A RS Garanti foi incluída como política pública governamental de fomento às micro e pequenas empresas, para cobertura das ações do governo do Estado. Com apoio do Sebrae/RS, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Governo do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Caxias do Sul, Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul e CDL Caxias do Sul como uma das entidades parceiras, tornou-se referência às demais Sociedades de Garantia de Crédito brasileiras. A entidade estará representada no dia 17/11 pelo presidente do Conselho de Administração, Ângelo Mestriner, e o diretor executivo, Marcelo de Lima.

Botão Voltar ao topo