Rio Grande do Sul

Lajeado retoma oficinas de Educação Ambiental

Em Lajeado, as atividades presenciais de Educação Ambiental oferecidas pelo Centro de Educação Ambiental (CEA), setor vinculado à Secretaria do Meio Ambiente (Sema), foram retomadas nesta semana. Com restrições e medidas de segurança, as oficinas acontecem no Jardim Botânico e em escolas de todas as redes de ensino de Lajeado.

As atividades estavam suspensas desde fevereiro em razão da pandemia do novo coronavírus. Durante este período, o Centro de Educação Ambiental atendeu as demandas por meio de webconferências.

Conforme a bióloga e coordenadora do Centro, Edith Ester Zago de Mello, os grupos de participantes serão formados entre 5 e 10 pessoas e serão atendidos até dois grupos em atividades distintas. Por exemplo, um grupo de 20 alunos de uma escola serão divididos em dois grupos e realizarão atividades diferentes e concomitantes.

O atendimento é oferecido para todas as idades a partir dos 4 anos. Para os mais pequenos, algumas oficinas são restritas devido à complexidade. Além das atividades presenciais, continuarão sendo realizadas palestras online, que abordam diversos temas ambientais, como resíduos, preservação de florestas, compostagem entre outros. Essas atividades são transmitidas por meio da plataforma GoogleMeet para grupos específicos.

Para participar, é necessário realizar um agendamento prévio pelo telefone, e-mail ou pela ficha de inscrição online.

Confira abaixo as principais atividades oferecidas:

Trilha: observando a natureza que nos cerca – Trilha interpretativa na mata do Jardim Botânico

Visita guiada ao aterro sanitário- Atividade ocorre no aterro sanitário e tem o objetivo de mostrar o caminho do lixo em Lajeado e a importância da correta separação e manejo do mesmo.

Que árvore é essa? – Atividade sobre diversidade de espécies arbóreas. Os participantes podem conhecer a ecologia e curiosidades sobre diversas espécies das coleções botânicas.

Pintando com a natureza- Os participantes aprendem a fazer tintas naturais para pintar papel e podem confeccionar desenhos com as mesmas.

O macro e o microcosmo aquático – Nesta atividade aprende-se sobre a importância da água e como é o seu ciclo. Além disso, é possível conhecer as diversas espécies que vivem nos ambientes aquáticos, inclusive visualizar em lupa e microscópio os seres invisíveis a olho nu.

Números da natureza – Atividade com o objetivo de introduzir os conceitos de ciência e do método científico. Utilizam-se conceitos de matemática para entender a biologia e ecologia.

O papel nosso de cada dia – Atividade sobre produção de papel e reciclagem, na qual os participantes aprendem a confeccionar bombas de sementes.

Abelha abelhinha faz zum-zum e mel! – Oficina sobre biologia e ecologia de abelhas e sua importância para o planeta terra.

Bromélias, cactos e orquídeas – Visita guiada ao Bromeliário, Cactário e Orquidário.

Sementes do mundo: Plantando hoje para o amanhã – A oficina ocorre no Horto Florestal,onde os participantes entendem o processo de produção de árvores e a ecologia das diversas sementes.

O mundo secreto das libélulas – Oficina sobre biologia e ecologia de libélulas. Os participantes produzem no final uma libélula utilizando elementos da natureza.

Horta e Compostagem – Visita na horta ecopedagógica e composteira do Jardim Botânico. Os alunos aprendem conceitos de agroecologia, manejo sustentável e produção de alimentos orgânicos, além de aprenderem sobre o processo de compostagem.

Oficina de hortas verticais – Os participantes aprendem a produzir uma horta vertical e levam para casa um recipiente para poderem começar montar a sua.

Oficina de terrário – Nesta oficina os participantes entendem um pouco mais sobre como funciona a atmosfera e os ciclos de carbono e água para construir seu próprio mini-mundo, um terrário.

Mais informações podem ser conferidas no site, na aba do Centro de Educação Ambiental, clicando aqui.

Centro de Educação Ambiental

  • Telefone: (51) 3982-1107
  • E-mail: sema.edambiental@lajeado.rs.gov.br
  • Horário de atendimento: segunda a quinta-feira das 8h às 11:30 e das 13h30 às 16h45. Na sexta-feira das 8h às 14h.
  • Endereço: Avenida Carlos Spohr Filho (Rodovia ERS 413), nº 3655, bairro Moinhos D’Água
Botão Voltar ao topo