Rio Grande do Sul

Agentes avaliam focos de dengue em Esteio

Nesta segunda-feira (23), agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Esteio iniciaram o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). A pesquisa, que seguirá até a próxima sexta-feira (27), estima os níveis de proliferação na cidade do mosquito transmissor de dengue, febre chikungunya e zika, fornecendo informações importantes para combater o mosquito transmissor.

Nesta manhã (23), a ação ocorreu nos bairros Centro, Tamandaré e Pedreira. Além de verificar os potenciais focos da doença, os agentes aproveitam para passar orientações em relação à limpeza adequada dos locais, de forma a prevenir o surgimento do Aedes. Para que a ação tenha mais eficiência, a comunidade deve colaborar, permitindo o acesso das equipes da Prefeitura, tendo o cuidado de verificar a identificação do funcionário, como uniforme e crachá, por exemplo.

LIRAa

Esta é a segunda edição do LIRAa neste ano. O levantamento ficou prejudicado pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19), que também tem sido um desafio para as equipes, uma vez que os moradores estão mais resistentes em relação a receber pessoas em suas casas. Entretanto, com a chegada do verão, é fundamental a intensificação das ações de controle a fim de eliminar e adequar locais que possam acumular água. O controle do Aedes aegypti ainda é a melhor estratégia para evitar a transmissão de dengue, febre de chikungunya e zika vírus.

Verão

A reprodução do Aedes aegypti costuma ser mais intensa durante o verão. O mosquito não escolhe o bairro ou casa para se reproduzir. Ele precisa apenas de locais com água parada. Por isso, o cuidado para evitar a sua proliferação deve ser feito por todos. A principal ação para prevenção dessas doenças é evitar o nascimento do mosquito da dengue, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação.

Em 45 dias, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas. É bom lembrar que o ovo do mosquito pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado estiver seco. Se a área receber água novamente, o ovo ficará ativo e poderá atingir a fase adulta em poucos dias. Por isso, após eliminar a água parada, é importante lavar os recipientes com água e sabão.

Botão Voltar ao topo