Publicidade
GeralRio Grande do Sul

live discute os desafios para a comercialização do mel

Maratona de Inovação na Apicultura - Bate-papo entre especialistas é promovido pelo Programa Juntos para Competir, parceria entre Farsul, Senar e Sebrae

Depois de discutir temas como Organização da Produção e os Caminhos para se Obter um Mel de Qualidade, a Maratona da Apicultura do Programa Juntos para Competir (JPC) vai focar na venda dos produtos. Na próxima terça-feira (1º), a partir das 19h30, vai ao ar a live Desafios para a Comercialização, no canal do Senar-RS no YouTube.

“O foco não será só na comercialização do mel, mas de outros produtos apícolas, já que é uma das estratégias do JPC a diversificação de produtos para agregação de valor. É uma questão mais ampla, sobre todas as oportunidades que o setor apícola pode oferecer em termos de produtos que hoje em dia são muito bem recebidos pelo consumidor, como a geléia real e própolis”, explica Antonio José Aguinaga, assessor da superintendência do Senar-RS e gestor do programa Juntos Para Competir.

Publicidade

Mediada pelo supervisor do Senar-RS Ricardo Lopes de Almeida, a live terá a participação do apicultor Paraguaçu Lopes Costa, que contará suas experiências no ramo: e de Rogério Malamut, técnico da Malamut Consultoria Ltda. O evento marcará o encerramento da Maratona da Apicultura em 2020.

“Encerramos com essa temática porque ela congrega todas as discussões que foram trazidas até aqui. O objetivo é divulgar todas essas informações para o público participante dos projetos do JPC, mas vai além. Visa divulgar tudo o que a gente vem fazendo pelo segmento apícola para apicultores que ainda não fazem parte dos projetos, mas precisam dessas formações para que, eventualmente, avaliem a possibilidade de participarem do programa”, conta Aguinaga.

Juntos para Competir

O Programa Juntos para Competir nasceu da parceria entre a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Desde 2003, as três entidades se articulam para promover o desenvolvimento do agronegócio gaúcho.

Atualmente, cerca de 4 mil produtores de diversos segmentos são beneficiados por ações de metodologia coletiva. No setor de apicultura, são 180 os contemplados, nas regiões da Campanha e Fronteira Oeste, Metropolitana e Vale do Taquari e Rio Pardo.

As ações desenvolvidas têm foco na qualificação da gestão, no aumento de produtividade, produção de qualidade, inserção de novas tecnologias, estímulo ao consumo interno e busca pela diferenciação.

MARATONA DE INOVAÇÃO NA APICULTURA

  • O quê: LIVE – Desafios para a comercialização
  • Quando: terça-feira, 1º de dezembro
  • Onde: Canal do Senar no YouTube (www.youtube.com/SenarRioGrandedoSul)
  • Participantes:
    – Ricardo Lopes de Almeida, supervisor do Senar-RS
    – Paraguaçu Lopes Costa, apicultor
    – Rogério Malamut, da Malamut Consultoria Ltda.

Publicidade
Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo