Publicidade
Serra Gaúcha

Nova Petrópolis inicia Calendário de Advento para o Natal

O prédio da Prefeitura de Nova Petrópolis, localizado em frente a Praça das Flores, foi transformado em um grande Calendário de Advento – Adventskalender, com 24 espaços que são revelados a partir de 1º de dezembro, um por dia, até o Natal.

“A contagem regressiva para o Natal foi introduzida pelos luteranos alemães no início do Séc XIX. Antigamente, a regressiva era marcada com riscos de giz nas paredes ou pelo acendimento de velas. O primeiro calendário impresso foi feito por Gerhard Lang, em 1908, e desde lá, diversos modelos de calendários de advento mantém viva a tradição germânica da espera do Natal. Janelas ou portas com números, dizeres ou figuras natalinas contam os dias para a data que marca o nascimento de Cristo”, destaca a professora, Adélia Hillebrand.

Publicidade

A referência na cultura alemã se destaca também na decoração do Globo de Neve localizado na rótula em frente à Rua Coberta. O adorno exibe uma vila de casas em estilo enxaimel, decoradas e iluminadas, para encher os olhos dos moradores e visitantes. Os Globos de Neve gigantes enfeitam as rótulas da cidade; lanternas e flâmulas iluminam a Avenida 15 de Novembro; renas, trenó, pinheiros gigantes, presentes e muitas luzes também compõem o projeto de decoração Natal no Jardim da Serra Gaúcha. Até 15 de janeiro, os itens natalinos estarão expostos para apreciação do público.

O Natal no Jardim da Serra Gaúcha 2020 é uma promoção da Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, e organizado por comissão específica, formada por representantes da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis (AGDFA-NP), Associação dos Municípios da Rota Romântica, Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP), Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Sicredi Pioneira RS e da Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio e de Educação, Cultura e Desporto.

A Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis é a proponente do evento natalino que conta com com o patrocínio de Sicredi, Cooperativa Piá, Intuição, Minosso Instalações Elétricas e apoio da Associação dos Municípios da Rota Romântica, Centro de Pinturas e Buhs Comércio de Papéis.

Publicidade
Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo