NotíciasRio Grande do SulSaúde

Prefeitura de Caxias do Sul lança a campanha “Proteja quem você ama”

Meta é reforçar cuidados preventivos à Covid-19 entre servidores municipais

O aumento de casos de Covid-19 mobilizou a Secretaria de Recursos Humanos e Logística (SMRHL) para a intensificação dos cuidados preventivos entre os servidores. Os materiais elaborados para a campanha “Proteja quem você ama”, reforçam as principais atitudes a fim de evitar a disseminação da doença.

A abertura da campanha retomou o vídeo “Sorrir com os olhos” gravado com a participação de servidores, relembrando a importância de manter os sinais de afeto e as relações positivas, mesmo com as medidas de prevenção. Por meio dos canais de comunicação interna, a SMRHL iniciou a distribuição de cards tratando do distanciamento físico, do uso de máscara, da higienização das mãos e do local de trabalho. Outra peça abordará a importância do cuidado para reduzir os riscos de contaminar as pessoas de relações dos servidores, protegendo aqueles que são do grupo de risco e auxiliando aqueles que seguem trabalhando para atender as necessidades da comunidade.

O enfrentamento das limitações impostas pela pandemia, com equilíbrio e atitudes concretas, têm sido uma marca da Secretaria. Entre as ações implantadas, destaca-se a mobilização para garantir a disponibilidade de álcool gel e máscaras no início da pandemia, a implementação de ações informativas sobre os protocolos e orientativas acerca das medidas preventivas e a realização de campanhas de prevenção à saúde mental, proporcionando canais de escuta e aconselhamento psicossocial aos servidores públicos municipais. Serviços como o Alô Caxias bem como as Centrais de Licitações e de Compras Públicas direcionaram esforços extras para atender à comunidade e as novas demandas de insumos para a prestação dos serviços ocasionadas pela pandemia.

Com vistas a preservar a saúde das equipes de trabalho, a SMRHL também viabilizou a aplicação dos testes RT-PCR para todos os contatantes laborais de servidores que tenham diagnóstico positivo para Covid-19, exceto na Secretaria da Saúde que conta com procedimentos específicos. Os números permitem concluir que em locais onde as medidas preventivas são seguidas, a contaminação é praticamente nula.

Botão Voltar ao topo