Vale do Sinos

Sala do Empreendedor de Portão recebe Selo Bronze

A Sala do Empreendedor de Portão recebeu nesta quarta-feira (2), o Selo Bronze na etapa final de um processo de certificação iniciado há mais de cinco meses. Durante este período, as atividades envolveram diferentes etapas como bate-papos online, apresentação de cases, esclarecimento de dúvidas, autodiagnóstico e avaliação. A certificação é resultado de uma parceria entre o Sebrae RS e a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) para reconhecer os esforços de melhoria e oferecer um atendimento ainda mais qualificado para os empreendedores locais.

O processo começou com bate-papos online envolvendo as Salas, entre 15/07 e 19/08. Nestes encontros virtuais, foram compartilhados cases bem-sucedidos para servir de inspiração aos demais e para mostrar como é o funcionamento e o que pode ser implementado. As Salas interessadas em participar da certificação tiveram prazo até 25/09 para se inscreverem à certificação. A segunda etapa foi o autodiagnostico que consiste em responder a algumas questões acessando o link disponibilizado. Posteriormente, houve uma rodada de entrevistas virtuais com o Sebrae RS e a FNQ, que se estendeu de 13/10 até 12/11.

“Nós alcançamos o objetivo da nossa meta, a de atender os empreendedores de nossa cidade. Agradeço a Jaqueline que fez este trabalho com muito sucesso”, afirmou o prefeito de Portão, José Renato das Chagas. “Para mim, que acompanhei desde o início a “luta” para montar a Sala do Empreendedor, em virtude de vários fatores: espaço físico, alguém que fosse o responsável pela Sala e levasse o projeto adiante, e ver agora – num espaço tão curto de tempo – a Sala já ser certificada – é muito gratificante e nos dá forças para seguir em frente,” destacou a Analista de Articulação Territorial do Sebrae RS, Paula Nicolini.

“Numa visão mais ampla, a missão da Sala do Empreendedor deve ser a simplificação dos processos. Com isso, facilita o dia a dia do empresário junto aos órgãos públicos municipais, garantindo atendimento ágil e de qualidade. Assim, reunir todos os órgãos municipais envolvidos no atendimento às empresas no mesmo espaço físico auxilia no esclarecimento de muitas dúvidas dos empreendedores. Dessa forma, o empresário pode contar com a facilidade de dirigir-se a um único local capaz de oferecer orientação e todos os serviços necessários para facilitar o surgimento de novas empresas, aumentar a competitividade e promover o desenvolvimento sustentável dos empreendedores locais”, complementa o gestor estadual das Salas do Empreendedor do RS, Marcio Benedusi.

Salas do Empreendedor

Para certificação das Salas do Empreendedor são avaliados 24 critérios no total, respondidos pelos responsáveis das Salas pelo link disponibilizado pela FNQ. Após são realizadas entrevistas virtuais e as Salas que atenderem os critérios pré-estabelecidos recebem a nova certificação. Para conquistar o selo Bronze, as Salas do Empreendedor precisam ofertar pelo menos nove serviços básicos de uma lista de 12 opções. Estão entre eles serviços de orientação e formalização de empresas e MEI (Micro Empreendedor Individual).

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo