NegóciosNotíciasRio Grande do Sul

Grupo NC Klein 55 Anos: uma história de trabalho e visão do futuro

No dia 6 de dezembro, a empresa leopoldense NC Klein, do casal Nadir e Rosania Klein, completou 55 anos de atuação; história de muito trabalho, perseverança, sucesso e a crença de que São Leopoldo é um ótimo lugar para se viver e investir.

O trabalho na vida de Nadir Celívio Klein começou muito cedo já aos nove anos de idade na propriedade da família no interior do município de Rolante. Foi lá que, ainda menino, ajudava nas lides do campo, tratando os animais e plantando. Logo ganhou desenvoltura nos afazeres da colônia, mas sem descuidar da vida escolar.
Aos dezoito anos, o jovem do interior se alistou no exército e rumou para São Leopoldo, onde serviu no 19º Batalhão de Infantaria Motorizado durante o ano de 1960. Em seguida mudou-se para Porto Alegre para estudar e trabalhar. Conseguiu emprego na Mesbla e, posteriormente, no Laboratório Industrial Farmacêutica, como propagandista.

Servindo a ONU

Em 1963, o Exército Brasileiro buscava voluntários que haviam servido recentemente e que tivessem uma base do idioma inglês para integrarem o Batalhão Suez, como ficou conhecido na época o contingente de militares que atuou no Oriente Médio. A serviço da Organização das Nações Unidas (ONU), eles receberam a missão de apaziguar o conflito entre Israel e Egito, sediados na divisa entre os dois países. Nadir se inscreveu e foi aceito, integrando, assim, aquela força de paz e enviado ao Egito.

Com 2 meses servindo no Batalhão, a ONU promoveu um concurso seletivo de soldados para sua Military Police, conhecidos como “The blue berets” (Os boinas azuis). Do seu batalhão com 255 homens, Klein foi um dos 5 escolhidos para compor este grupo de elite, sendo designado para morar em Gaza. Em seguida foi enviado para missões no Cairo, capital do Egito, onde era designado para receber e acompanhar grupos de pracinhas que lá chegavam durante os períodos de folga. Para este tipo de missão, pelo cargo e pela fluência no idioma inglês, também foi enviado para Jerusalém e Beirute, no Líbano, que na época era chamada de “A Paris do Oriente Médio”, dado ao grande número de cassinos e ao luxo da cidade, frequentada pela elite europeia, onde se falava francês.

Após 18 meses no Oriente Médio, foi ordenado o retorno do Batalhão Suez ao Brasil, cuja viagem de navio ainda demorou 35 dias. Em reconhecimento pelo trabalho dedicado à ONU, em 1983, os pracinhas integrantes da missão receberam o Prêmio Nobel da Paz, distinção que muito orgulha o hoje cidadão leopoldense Nadir Klein. Ele relembra a importância que o Exército teve em sua vida, lhe abrindo os olhos para o mundo e suas oportunidades.

Porto Alegre

No retorno a Porto Alegre finalizou os estudos que havia começado, formando-se em contabilidade. Em seguida abriu uma loja de malhas e calçados na Galeria do Rosário, no Centro da Capital. Também assumiu a representação comercial de uma indústria de calçados masculinos.

São Leopoldo

Em 6 de dezembro de 1965 sua vida profissional dava novamente uma guinada com a volta a São Leopoldo, desta vez para morar. A decisão se deu em razão da aquisição de uma farmácia, época em que haviam somente cinco delas na cidade, sendo a Popular uma das mais antigas e tradicionais. A iniciativa prosperou e em 1968 inicia-se a rede de Farmácias Popular, com a inauguração da primeira filial no município de Esteio, estendendo-se pela Região Metropolitana e depois no Litoral em Tramandaí, quando a rede já contava com 16 unidades. No período, Nadir conquistou o certificado de Farmacêutico Prático Licenciado. Posteriormente vendeu a rede de farmácias para se dedicar às outras empresas do Grupo.

NC Klein ingressa no ramo da construção civil

Em 1976, a NC Klein diversifica as atividades investindo com grande sucesso na área da construção civil, onde atua até hoje realizando vários empreendimentos nos municípios de São Leopoldo, Esteio, Tramandaí, Capão da Canoa e Balneário Camboriú.

No início dos anos 2000, a empresa se lançou no ramo hoteleiro inaugurando a primeira unidade no Centro de Esteio, com 30 apartamentos. Posteriormente lançou um hotel em Canela, com 120 apartamentos, em Gramado com 70 apartamentos, mais um hotel em Esteio, na BR-116, com 80 apartamentos e outro na cidade de Dois Irmãos, com 45 apartamentos. O grupo ainda operou uma unidade nas águas termais em Piratuba, Santa Catarina, que foi vendida há oito anos. Em final de 2017 foi inaugurado o Klein Ville Hotel de São Leopoldo, com 90 apartamentos, sendo no ano passado construído um centro de eventos em anexo, com capacidade para 450 pessoas.

Ainda em Esteio e em localização privilegiada, será inaugurado no dia 15 de dezembro mais um Centro de Eventos de alto padrão, com capacidade para 1.200 pessoas e 300 vagas de estacionamento.

Lions Club

Nadir Klein cita com orgulho os 50 anos de Lions Club, em que ele e sua esposa, Rosania Klein participam, capitaneando inúmeras iniciativas de cunho assistencial e na qualificação do Hospital Centenário.
O casal participa deste clube de serviço desde o ano de 1968, chegando a governar o Distrito LD2 nos anos de 1980 e 1981. Nadir também ocupou o cargo de presidente do Conselho Nacional dos Governadores do Lions Club, visitando os 29 Distritos do Brasil.
Nadir Klein tem muito orgulho quando fala da participação de seus filhos no movimento leonístico e sua disponibilidade em contribuir e se dedicar a causas sociais, seguindo os passos dos pais.

Rosania Klein

Formada professora na Escola Normal do Colégio São José de São Leopoldo, conclui o estágio, mas não chegou a atuar na profissão, pois com o crescimento rápido dos negócios teve que assumir o departamento financeiro das empresas, o que o faz por 53 anos, sendo hoje a vice-presidente do Grupo NC Klein.
O casal tem três filhos, sendo que uma das filhas é médica e outra formada em Direito e Administração de Empresas, atuando como diretora no segmento dos hotéis. O filho, advogado, partiu para ser um grande empresário e é proprietário da rede de Lojas Superlegal, a maior do Sul do Brasil no segmento de brinquedos infantis, com 36 lojas distribuídas nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Nadir e Rosania Klein

Membro ativo na comunidade leopoldense

Nadir Klein sempre participou ativamente na comunidade leopoldense, sendo por oito anos integrante da diretoria da Sociedade Orpheu. Sempre colaborou com causas assistenciais, prestando ajuda principalmente a iniciativas em favor de crianças carentes de São Leopoldo.

O Grupo NC Klein

O Grupo NC Klein é formado por cinco empresas que se dedicam a diferentes ramos de atividades, entre elas uma carteira de imóveis para locação, a construção civil, hotelaria e a geração de energia fotovoltaica com usinas em São Leopoldo e Dois Irmãos.

Futuro

Nadir Klein vê o futuro com tranquilidade e lembra que sorte mesmo é ter saúde, no mais se conquista com muito trabalho. Considera que hoje em qualquer atividade profissional é preciso estar atento e atualizado, pois as coisas mudam de um dia para o outro e não se pode ficar acomodado em uma situação confortável, pois para maioria ela dura pouco.
O empresário está otimista com relação à economia brasileira e, aos 78 anos de idade, já projeta novos negócios para 2021, de olho nas muitas oportunidades que se apresentam.

Botão Voltar ao topo