Rio Grande do Sul

Castramóvel Gramado: entregue furgão destinado à castração de cães e gatos

Nesta segunda-feira, dia 21, foi entregue o castramóvel, um furgão destinado à castração de cães e gatos, que estará disponível para percorrer os bairros a partir de 2021.

O automóvel Master da Renault e os equipamentos tiveram valor de investimento de aproximadamente R$ 250 mil reais, pagos através de contrapartida da empresa Scalla Incorporações. O projeto teve os trâmites legais iniciados no final de 2019. Entre os objetos adquiridos estão: luminárias internas de LED; bancada para anestesia; bancada de trabalho; calha cirúrgica veterinária; mesa cirúrgica com regulagem de altura; torres de alumínio para a instalação de equipamentos médicos veterinários; canil e gatil de 8 vias; sistema de luz de emergência; exaustor de alta vazão; frigobar de 80 litros; kit dispenser; um conjunto de patolás (estabilizadores); balcão de pia completo; duas unidades de reservatório de água; bomba shurflo; ar-condicionado de 13.500 btus; conversor de 6kva; material elétrico; 30 metros de cabo de energia; revestimento e fibra no teto e nas laterais; e assoalho em composição naval vinílico de alto tráfego (hospitalar).

Na ocasião o Prefeito de Gramado, Fedoca Bertolucci, aproveitou a oportunidade para conhecer o novo utilitário. Participaram da entrega também o vereador Renan Sartori; o diretor da Scalla Incorporações Irineu Dressel e a engenheira civil, Carolina Dressel; e o diretor da Vigilância Sanitária, Sérgio Spannenberger.

Conforme a Vigilância em Saúde, o próximo passo será a estruturação de equipe, com contratação de médicos veterinários, já pela nova gestão 2021-2024. “O castramóvel visa fazer a castração de animais que possuam proprietários. Isso se deve aos cuidados pós-operatórios que são necessários após a cirurgia. As fêmeas, por exemplo, são mais expostas e o processo de recuperação é mais longo. Os demais bichinhos então, que estão em condições de rua, permanecerão tendo suas castrações em clínicas veterinárias, onde há profissionais que podem cuidar da recuperação. Isso é uma medida de prevenção à saúde dos mesmos”, afirma o diretor da Vigilância, Sérgio.

Para a engenheira civil da Scalla, é satisfatório poder fazer parte dessa ação. “É uma causa que tem muita demanda, e que aumentou durante a pandemia. Tenho certeza que o castramóvel ajudará muitas famílias que não tem condições financeiras de pagar pela cirurgia”, comenta.

“Hoje a causa animal está em festa. Será uma ferramenta maravilhosa para castração dos bichinhos nos bairros do nosso município. Estamos muito felizes com essa aquisição”, relata o vereador Renan Sartori.

Para o Prefeito Fedoca, é um sonho que se torna realidade. “Um projeto antigo que agora se concretiza. Trata-se de um equipamento moderno, cuja utilização será precedida de farta instrução por parte dos servidores. Após isso estará apto a executar suas funções”, finaliza.

Botão Voltar ao topo