Pavê de chocotone com merengue italiano

Ingredientes

500 gramas de chocotone ou panettone
Creme Confeiteiro
500 ml de leite
3/4 xícara de chá de açúcar
1 ovo
5 gemas
4 colheres de sopa de Amido de Milho Maizena
Ganache de chocolate
360 gramas de chocolate meio amargo picado
250 ml de creme de leite fresco
Merengue italiano
50 ml água
1 xícara de chá de açúcar
2 claras de ovo grandes

Modo de Preparo
Creme confeiteiro
Leve o leite para ferver junto com metade do açúcar. Em uma vasilha com o auxílio de um batedor de ovos ou um garfo bata bem as gemas, os ovos, o amido de milho e o restante do açúcar até ficar bem misturado.
Quando o leite começar a ferver coloque duas conchas bem cheias de leite fervente na mistura de ovo e gemas. Mexa bem para misturar e tome cuidado para que o ovo e as gemas não cozinhem com o leite fervente.
Junte a mistura de gemas e ovo ao leite da panela. Leve ao fogo baixo e cozinhe até que comece a engrossar, mexendo sempre. Reserve.
Ganache de chocolate
Leve o creme de leite para ferver. Jogue sobre o chocolate picado, espere 30 segundos e mexa vigorosamente até o chocolate derreter e formar uma mistura homogênea.
Merengue italiano
Leve a água e o açúcar ao fogo até atingir o ponto de bala mole. Na batedeira, bata as claras em neve. Ainda batendo coloque o caramelo quente, aos poucos, sobre as claras. Continue batendo as claras com o caramelo até esfriar.
Montagem
Corte o chocotone ou panetone em fatias de 1 cm de altura.
Em uma taça ou refratário de pavê coloque uma camada de creme confeiteiro. Coloque as fatias de chocotone sobre o creme e cubra com a ganache de chocolate. Continue montando alternando as camadas de creme, ganache e chocotone. Por último cubra com o merengue italiano.
Leve o pavê para gelar por, no mínimo, 5 horas. Se possuir, utilize um maçarico ou o dourador (grill) do forno para dourar o merengue.

Sair da versão mobile