Saúde

Dicas para manter a motivação e o foco na prática de atividade física em 2021

Praticar exercícios continua na lista de resoluções de muitas pessoas. Se no início o comprometimento é alto, ao longo dos meses é comum ir perdendo o gás e abrir mão do compromisso de manter a rotina de exercícios. Para ajudar a continuar com o foco na prática de atividades física, a TotalPass separou 4 dicas que podem mudar a forma de ver o exercício e incentivar a integração dele no dia a dia:

Busque atividades que te gerem prazer

Não é todo mundo que gosta de musculação ou de esportes. A sorte é que existem outras atividades que podem gerar o desenvolvimento físico e a melhora da saúde. Quando encontramos uma prática que nos dá prazer, a chance de mantê-la na nossa vida é maior. Por isso, se proponha a experimentar modalidades novas, uma delas pode te surpreender e se encaixar com aquilo que você estava buscando. Dança, yoga, tecido de circo, natação, pilates, treino funcional, indoor cyrcle são algumas das opções diferentes da tradicional musculação.

Encontre um parceiro de treino

Tem dias que não é fácil encontrar motivação sozinho. Para isso, ter alguém que compartilhe do mesmo desejo de se exercitar e que também leve a sério essa meta pode ser um diferencial e servir de impulso para não desanimar. Crie uma rotina de exercícios juntos, definindo uma frequência de treinos e de horários. Dessa forma, ambos podem se motivar a cumprir esse compromisso.

Tenha uma série de exercícios que possa ser feita em casa

Se a vontade de ir até a academia ou ao estúdio de treinamento não aparecer, opte por treinar em casa. Hoje, há plataformas que oferecem treinos on-line guiados por profissionais, como o TP Plus. São séries de movimentos que podem ser feitas sem a necessidade de aparelhos ou outros materiais. É importante escolher exercícios adequados e se atentar a forma de execução de cada um deles, por isso busque sempre os que são recomendados pelos educadores físicos e especialistas da área.

Veja o exercício como algo que vai além da estética

A prática de atividade física não deve ser motivada somente pelos benefícios que traz para a aparência. Quando olhamos para o exercício como algo que faz bem tanto para nossa saúde quanto para nossa mente, ele ganha um outro significado. A prática de atividade pode ser aquele momento para cuidar de si mesmo e complementar sua lista de rituais de autocuidado. Ver o exercício dessa forma pode te impulsionar a mantê-lo em sua rotina.

Botão Voltar ao topo