Publicidade
Vale do Sinos

Canoas terá live com celebrações religiosas de matriz africana

Em Canoas, líderes religiosos e o secretário especial de Diversidades e Comunidades Tradicionais, Rogério Tigre, reuniram-se nesta quinta-feira (14) para definir como serão as tradicionais celebrações do Dia Municipal de Oxosse e Zélio de Moraes e o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.

Sem ter ainda a população canoense devidamente vacinada, as lideranças decidiram que o mais adequado será comemorar as datas em formato de live no dia 21 de janeiro, às 20h. O evento será transmitido pelas páginas: @grandeaxe – @jorgebelerun – @tigrecanoas.

Publicidade

Os eventos tradicionais de Nossa Senhora dos Navegantes e de Iemanjá, que ocorrem em 2 de fevereiro, também terá formato em live. “O momento de pandemia requer novas práticas, transformar mobilização social em mobilização social digital é um grande desafio, por isso parabenizo as entidades e organizações civis que estão respeitando os protocolos sanitários e com criatividade mantendo as celebrações em novos formatos”, enfatizou o secretário.

Intolerância religiosa
Na ocasião, o grupo também discutiu um conjunto de medidas para o combate à intolerância religiosa, liberdade religiosa em meio à pandemia, bem como políticas públicas para os povos e comunidades tradicionais de terreiro.

Publicidade

Para Tigre, dar visibilidade para ações religiosas tradicionais do município é uma forma de promover o respeito e a liberdade das diferentes matrizes religiosas da Cidade. “Estes momentos reforçam a identidade cultural do povo de Canoas que é constituído por uma diversidade que precisa ser valorizada e preservada”, ressaltou o secretário.

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo