Caxias do Sul: Helen Machado assume a presidência da Codeca
Principal missão da nova gestora é a recuperação econômica da Companhia
Pela terceira vez em 45 anos de história, uma mulher está à frente da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), a empresa de economia mista responsável pelo asseio e manutenção da maior cidade do interior do Rio Grande do Sul. A executiva Helen Machado assumiu o cargo de diretora-presidente na manhã desta segunda-feira (18) com uma importante missão: consolidar a recuperação econômica e a excelência na prestação dos serviços à comunidade caxiense.
Aos 45 anos, a executiva é apontada como a principal responsável pela recuperação econômica da Companhia Carris Porto-Alegrense, e fez história com um estilo objetivo de trabalho que tirou a companhia de transporte público urbano da Capital de um déficit milionário para um superávit em dois anos de gestão.
“Estou aqui pois acredito que possa contribuir com a Codeca. Tenho um propósito em minha vida que se alinha com os objetivos que temos para a empresa”, afirmou Helen em cerimônia reservado nesta segunda.
A nova presidente escutou do presidente do Conselho de Administração da Codeca, Valter Weber, que terá o apoio irrestrito dos conselheiros para fomentar o crescimento e modernização da empresa.
O prefeito, Adiló Didomenico, que já presidiu a Codeca, reafirmou a aposta no nome da executiva para alavancar o crescimento e austeridade financeira da empresa. O prefeito relembrou processo de fundação da Codeca e a importância histórica da companhia para que Caxias hoje ocupasse o posto uma das maiores e principais cidades brasileiras. “Caxias não seria a cidade que é hoje sem a Codeca. O desenvolvimento do município tem muito de responsabilidade pelo trabalho feito aqui.”
Helen Machado assumiu a presidência no lugar de Nestor Basso, que esteve no comando da companhia ao longo de 2020.
Sobre a Codeca
Com 45 anos de história, a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul – Codeca – é a empresa pública de economia mista responsável pela manutenção e asseio da segunda maior cidade do Rio Grande do Sul. Criada para resolver o problema do descarte correto dos resíduos da cidade, hoje a companhia é referência nacional na coleta de resíduos orgânicos e seletivos.
Contando com um quadro de 1,1 mil funcionários, a Codeca é pioneira na coleta mecanizada e hoje atende 100% da zona urbana e rural com a coleta lixo manual. Todos os dias são recolhidos 360 toneladas de matéria orgânica que são encaminhadas ao Aterro Sanitário Rincão das Flores e 90 toneladas de material reciclável, destinado às associações de recicladores como forma de garantir renda a famílias em vulnerabilidade social.
A Codeca ainda é responsável pela varrição e capina as ruas de Caxias do Sul e conta com um Departamento de Construção Civil que atua em obras públicas e pavimentação de vias.