Noite Italiana apresentará embaixatrizes da Festa da Uva 2026 em Caxias do Sul
Evento oficializa candidatas a Rainha e Princesas e revela traje de vindimadora em celebração que destaca a cultura e a tradição italiana

A tradicional Festa Nacional da Uva, que movimenta Caxias do Sul e toda a Serra Gaúcha, dá mais um passo rumo à edição de 2026 com a realização da aguardada Noite Italiana das Embaixatrizes. O evento acontece no próximo sábado, dia 5 de julho, a partir das 18h, no Restaurante Tulipa, localizado dentro do Parque Nacional da Festa da Uva. Nesta noite especial, será feita a entrega oficial das faixas e tiaras que transformam as 12 candidatas a Rainha e Princesas em embaixatrizes da maior festa comunitária do Sul do Brasil.
Com ingressos já esgotados, a celebração promete reunir familiares, apoiadores e a comunidade para acompanhar um dos momentos mais simbólicos do pré-concurso. Além de marcar oficialmente o início das atividades das embaixatrizes, o evento também apresentará ao público o vestido de vindimadora, traje tradicional que representa as mulheres que carregam consigo o orgulho das colheitas e do legado vitivinícola da região.

O vestido foi desenvolvido pela estilista Vivian Boff, que contou com ilustrações do artista plástico Sergio Lopes. A criação tem a assinatura da Comissão de Estilo, liderada pela consultora Elisa Kuver e com apoio direto das integrantes da Comissão Social, Eloisa Dahmer, Ronya Souto e Tatiana Totel. Já as tiaras, um dos símbolos mais esperados da noite, foram inspiradas em modelos de edições anteriores, com destaque para a Festa da Uva de 2002. O design contou com curadoria das integrantes Ana Claudia Andreazza, Eliana Buffon, Fabiana Venturin e Letícia Mazzocchi, todas supervisionadas pela Diretora Social Paula Viezzer.
Para Paula Viezzer, a Noite Italiana é uma ocasião de grande relevância dentro da programação que antecede a escolha da nova corte. “É nesta noite que nossas candidatas tornam-se oficialmente embaixatrizes e assumem o compromisso de representar e divulgar a grandiosidade da Festa Nacional da Uva. É uma cerimônia que une cultura, gastronomia típica e apresentações artísticas, celebrando nossas raízes italianas”, enfatiza.
O protagonismo feminino na Festa também foi lembrado pelo presidente da Comissão Comunitária, Fernando Bertotto, que destacou o papel das embaixatrizes na promoção do evento. “Além da uva, que é a essência da nossa festa, são as mulheres — rainha, princesas e embaixatrizes — que brilham como verdadeiras estrelas. Elas têm uma importância fundamental para levar o nome da Festa Nacional da Uva cada vez mais longe, atingindo públicos de toda a região e de todo o país”, reforça Bertotto.
A expectativa agora se volta para o grande dia da escolha da nova corte, que ocorrerá no dia 23 de agosto, no Ginásio do Sesi, em Caxias do Sul. Será o momento de conhecer quem receberá as coroas de Rainha e Princesas para representar oficialmente a 35ª edição da Festa Nacional da Uva, que acontece de 19 de fevereiro a 8 de março de 2026.

Toda essa mobilização é possível graças ao apoio de patrocinadores e parceiros que mantêm viva a tradição. Entre os principais apoiadores do pré-concurso estão Saltur Viagens e Turismo, Rodoil Combustíveis, além do patrocínio principal da Global Prime Wood e do Biglia Advocacia para a realização da festa em 2026. O evento também conta com o suporte de empresas e entidades como Tulipa Restaurante, Pimentel e Baltazar Advogados, Pellin Pijamas, Metais Wizeto, Brisa Calçados, Lojas Magnabosco, Louise Semi Jóias, Mecânica Lemouve, Felice Persone, além de vinícolas renomadas como Waldemar Milani, Rossato, Lovatel, Santini, Grutinha e Don Affonso, entre outros apoiadores que colaboram para manter viva a essência da Festa da Uva.
A Noite Italiana das Embaixatrizes reforça, mais uma vez, que a Festa Nacional da Uva é feita de tradições, histórias, parcerias e, principalmente, de pessoas que mantêm viva a cultura de um povo que orgulhosamente celebra suas origens italianas geração após geração.