Negócios

Indicado a Prêmio Nobel da Paz está na calçada da fama da Expodireto Cotrijal

Alysson Paolinelli foi indicado ao prêmio pelo trabalho na agronomia em prol da humanidade

O ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli foi indicado oficialmente ao prêmio Nobel da Paz. Produtor rural, engenheiro agrônomo e pesquisador, ele tem uma vida dedicada à melhoria da produtividade da agropecuária brasileira, que hoje atende a uma demanda crescente por alimentos no mundo. Paolinelli foi o mais recente homenageado na calçada da fama da Cotrijal, durante a Expodireto 2020, em Não-Me-Toque (RS).

“Eu já disse várias vezes que fico constrangido. Quem deveria prestar homenagem seria eu a esse povo gaúcho, a esses guerreiros, esses pioneiros porque fizeram um grande salto na agricultura brasileira, não só aqui, mas no Brasil inteiro. Se quiserem me homenagear, eu transfiro aos produtores essa grande homenagem”, disse Paolinelli, à época. O ex-ministro foi o 21º imortalizado na calçada da fama, inaugurada em 2019.

O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, destacou a importância de Paolinelli para o agronegócio do país. “A indicação ao prêmio Nobel da Paz é um reconhecimento ao trabalho incansável de um homem em prol de toda a humanidade. Paolinelli revolucionou a agricultura brasileira na década de 70, modernizando a Embrapa e transformando de fato o nosso país de importador para exportador mundial de alimentos,” considera.

Sobre a Expodireto, Paolinelli, grande incentivador da pesquisa, ciência e tecnologia, disse no ano passado que a feira é uma grande vitrine para o crescimento do agronegócio nacional. “É uma feira que dá demonstração da competência e da evolução da nossa capacidade tecnológica, do desenvolvimento científico, da nossa capacidade produtiva e de uma nova agricultura tropical que está dominando o mundo”, argumentou.

Formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras, o ex-ministro teve como principal marco na trajetória, a criação, no final da década de 1960, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agrícola, a Embrapa. Também foi deputado federal, entre 1987 e 1991, integrando a Assembleia Nacional Constituinte (1987-1988). Atualmente, Paolinelli é presidente-executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho).

Expodireto Cotrijal 2022

Após o cancelamento da edição deste ano da Expodireto por precauções sanitárias, o presidente Manica antecipou o anúncio da data do evento para o próximo ano: de 7 a 11 de março de 2022, no parque de exposições de Não-Me-Toque (RS). “Voltaremos com força máxima. E a antecipação da data é uma demonstração de otimismo e da confiança do setor no país”, explicou. Durante o evento, a calçada da fama da Cotrijal receberá um novo “imortal”.

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo