NotíciasRio Grande do Sul

São Leopoldo prepara série de vídeos sobre banhados

Iniciativa é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) está preparando uma série de vídeos sobre a importância dos banhados da cidade. No sábado, 30 de janeiro, o titular da pasta, Anderson Etter, acompanhado de técnicos da Secretaria estiveram nos locais para a captação das imagens. Os vídeos serão exibidos a partir de 2 de fevereiro, em referência ao Dia Mundial das Zonas Úmidas. Os locais visitados foram os banhados dos Shrek (Parque Rua da Praia), do Rio Velho (Base Ecológica do Rio Velho) e das Freiras (Parque Imperatriz Leopoldina).

O secretário de Meio Ambiente destaca que, historicamente, a cidade se preocupa com seus banhados e todo o sistema de proteção contra as cheias do Rio dos Sinos gira muito em torno das áreas úmidas da cidade. “É sempre importante buscar mais maneiras de garantir a proteção ambiental. Por isso, no Plano Diretor atualizado em 2019, os banhados ocupam um lugar de destaque no planejamento urbano do município. Nós criamos as chamadas Macrozonas de Proteção Ambiental que têm como objetivo garantir pelo menos 20% da área total do município para a preservação de áreas de banhado e seus ecossistemas relacionados”, aponta Etter.

Ainda conforme o secretário, a preservação das áreas de banhado é parte fundamental para a visão de desenvolvimento sustentável que a atual gestão busca implantar na cidade. “Quase 75% dos banhados originários da bacia do Rio dos Sinos já deixaram de existir. Mas hoje em dia há outra compreensão da importância e da beleza desses ecossistemas e os vídeos são uma das formas de divulgar e valorizar este ecossistema”, disse.

Botão Voltar ao topo