Rio Grande do Sul

EMEIs de Lajeado retomam aulas nesta segunda-feira

Lajeado inicia na segunda-feira (8) a volta às aulas nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). Nesta fase, retornarão especialmente os alunos de cinco, quatro e três anos (observando a data corte de 31/03), que serão atendidos em turno único de cinco horas, manhã ou tarde, de forma híbrida e semanal.

Segundo a Secretária da Educação, Vera Plein, nas EMEIs está sendo priorizado o atendimento dos alunos maiores, organizado em conjunto com as diretoras, conforme a realidade de cada estabelecimento.

– Com esta organização, pretendemos ampliar o atendimento semanal para conseguirmos atender inclusive as turmas de dois anos (que ano passado não foram atendidas). Este será um processo gradativo e as particularidades de cada uma das escolas serão observadas para podermos atender mais turmas. Continuamos trabalhando e planejando o retorno com cautela e sempre seguindo os protocolos – explicou Vera.

A retomada das atividades de forma mais regular está sendo pleiteada pela administração municipal de Lajeado junto ao governo do Estado. A Secretaria da Educação de Lajeado está aguardando a resposta às solicitações do município para então ampliar os atendimentos presenciais para 100% dos alunos.

A volta às aulas nas EMEIs

– Dia de volta às aulas: 08/02

– Horário de atendimento: dependendo das salas disponíveis em cada escola, os alunos de 5 e 4 anos serão atendidos por professores em turno único, de segunda a sexta-feira, pela manhã (das 7h às 12h). As turmas serão divididas em duas ou mais salas para atender os protocolos sanitários. Se a escola permitir, alunos de 3 anos também serão atendidos de manhã neste formato.

À tarde, será a vez do atendimento, por monitores, das turmas de 3 e 2 anos, que terão atividades em turno único, de segunda a sexta-feira, pela tarde (13h às 18h). As atividades pedagógicas desta faixa etária serão encaminhadas para serem feitas em casa.

Neste momento, não há previsão para atendimento para as turmas de 1 ano e de berçário. Ressalta-se que a matrícula é obrigatória para crianças de 4 e 5 anos.

– Período de inscrições para solicitação de vagas nas EMEIs: já está aberto o período de inscrições para solicitação de vagas nas EMEIs. Para crianças de zero a três anos, a matrícula nas EMEIs acontecerá de acordo com as vagas disponíveis. Orienta-se que as famílias agendem horário para o atendimento. Os pais ou responsáveis legais de crianças de quatro anos completos até a data corte de 31/03 que ainda não estiverem frequentando a escola deverão obrigatoriamente fazer a matrícula nas EMEIs, conforme a Lei nº 9.844/15. Crianças desta faixa etária para cima são obrigadas por lei a frequentar a escola.

A volta às aulas nas EMEFs

– Dia de volta às aulas: 22/02

– Horário de atendimento: neste primeiro mês, os atendimentos presenciais serão de terça a sexta-feira. Dependendo do número de salas de aula de cada escola e da quantidade de estudantes em cada turma, os alunos serão divididos em dois ou mais grupos e terão aulas presenciais e remotas a cada semana de forma alternada (grupo A presencial numa semana, e remota na seguinte, grupo B remota numa semana e presencial na seguinte, se necessário grupo C na terceira semana). Além disso, será proposta a recuperação das aprendizagens essenciais.

– Reabertura do período de matrículas e rematrículas: o período de matrículas e rematrículas reabre na quarta-feira (03/02). Orienta-se que as famílias agendem horário para o atendimento.

Projetos Vida

A retomada dos atendimentos dos Projetos Vida e contraturnos será avaliada no decorrer do período.

Botão Voltar ao topo