NegóciosNotíciasRio Grande do Sul

Caxias do Sul sedia encontro de hubs e institutos de inovação

Representantes do Instituto Hélice e da Conexo recepcionaram comitiva da Aliança Empresarial Norte RS nesta quinta-feira (4) nas Empresas Randon

Com foco em troca de experiências e fomento de iniciativas inovadoras, o Instituto Hélice e as Empresas Randon receberam nesta quinta-feira, 04 de fevereiro, os representantes do Programa Aliança Empresarial Norte RS. A comitiva de empresas da região norte do Rio Grande do Sul foi recepcionada na Conexo, hub de inovação aberta lançado em outubro de 2020 pelas Empresas Randon em Caxias do Sul.

Fotos: Valéria Lusa

O encontro foi conduzido pelas lideranças do Instituto Hélice, que compartilharam as principais experiências e resultados obtidos na construção do ecossistema de inovação da Serra Gaúcha. As lideranças das Empresas Randon também compartilharam a sua “Jornada da Transformação”, contando a trajetória até o momento desse movimento realizado pela companhia. Os visitantes conheceram de perto o trabalho da Randon Ventures, empresa criada pela companhia para investir e acelerar startups, e realizaram uma visita guiada aos espaços da Conexo.

“Inovação envolve diferentes atores e, por isso, é importante trabalharmos de forma colaborativa para construirmos novos produtos, serviços e soluções disruptivas. Ao contar a jornada de transformação das Empresas Randon, mostramos que esse caminho é cheio de desafios e de aprendizados. Nossa experiência nos mostra que, antes de tudo, é necessário olhar para dentro, reconhecendo as raízes e a cultura interna de cada organização e, a partir disso, vislumbrar experiências exploratórias em outros ambientes. Assim, fomentamos o espírito intraempreendedor de cada colaborador, buscamos aplicar novas ferramentas, métodos e processos e fortalecemos o ambiente em que nossas empresas estão inseridas”, destaca o CTO das Empresas Randon, Daniel Ely, que também exerce o cargo de presidente do Conselho do Instituto Hélice.

A atividade está alinhada ao propósito do Programa Aliança Empresarial, que busca fomentar, por meio da colaboração entre a iniciativa privada, o ecossistema de inovação e tecnologia da região Norte do Rio Grande do Sul. Das nove empresas aliançadas, sete delas (Coprel, Cotrijal, Farmácias São João, Grupo Grazziotin, IMED, Metasa e Oniz Distribuidora) marcaram presença no encontro nesta quinta. “Conectar as ações das empresas da Região Norte com as que já possuem uma organização representativa no Estado nos inspira a continuar desenvolvendo e melhorando nossos programas de inovação e de transformação das corporações”, acredita a diretora do Hub de Inovação da IMED e articuladora da Aliança Empresarial Norte RS, Márcia Capellari.

A ideia, segundo ela, é que a oportunidade contribua para que, ao retornar às suas rotinas empresariais, os participantes possam reavaliar como incluir as melhores práticas de gestão e inovação na cultura em que estão inseridos. “Acreditamos que inovação não é sobre ter a melhor tecnologia, mas sim sobre ter as pessoas comprometidas e com performance para gerar mais e melhores notas fiscais, que vão contribuir para o desenvolvimento econômico da região”, acrescenta Márcia.

A troca de experiências entre duas iniciativas genuinamente empresariais voltadas ao fomento da inovação é um dos benefícios apontados pelo executivo do Instituto Hélice, Thomas Job Antunes, que também reforça o foco dos movimentos em transformar o ecossistema de inovação das suas regiões e a necessidade de colaboração: “Ao tomar conhecimento do que o outro está fazendo podemos buscar ações em conjunto, buscar conhecimento e trocar experiências. Para nós, essa é uma ótima oportunidade de realizar esse intercâmbio com o ecossistema vizinho e contribuir para o crescimento da inovação no Rio Grande do Sul”, salienta.

Botão Voltar ao topo