Rio Grande do Sul

Esteio vacina profissionais de clínicas particulares contra a Covid-19

A Secretaria Municipal da Saúde de Esteio começou a aplicar o imunizante contra a COVID-19 em mais um grupo de profissionais da área da saúde.

Na tarde desta segunda-feira (8), foi a vez de 34 funcionários de clínicas particulares que prestam serviço terceirizado para a SMS e de técnicos que atendem a alunos e pacientes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) serem vacinados. Com isso, são 1.450 pessoas que moram ou trabalham em Esteio que já receberam a primeira dose do imunizante, o equivalente a 1,74% da população esteiense.

As vacinas chegaram ao Município na última terça-feira (2), enviadas pelo Ministério da Saúde e repassadas pela Secretaria Estadual de Saúde. Foram mais 220 doses da Coronav, produzidas pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo.

Nesta remessa, também foram vacinados visitadores dos programas Primeira Infância Melhor (PIM), funcionários do Centro Referência em Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (Cerpics), trabalhadores da Vigilância Ambiental e servidores dos setores administrativos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Hospital

Foi a quarta remessa de imunizantes encaminhadas para Esteio. A primeira, com 649 doses, foi enviada no dia 19 de janeiro, com prioridade de aplicação em servidores da SMS e Hospital que atendem a pacientes com casos confirmados ou suspeitos de coronavírus, em idosos que moram em asilos e em seus cuidadores.

No dia 21, mais 103 doses da Coronavac chegaram e foram direcionadas também para idosos acamados e servidores do São Camilo que atuam no setor de imagem e, diariamente, têm contato com pessoas contaminadas.

Em 26 de janeiro, chegou à Rede Municipal de Saúde a primeira remessa da Astrazeneca, desenvolvido pela anglo-sueca AstraZeneca em parceria com a Universidade Oxford, da Inglaterra, e importado da Índia. O público-alvo das 490 doses foi ampliado para agentes comunitários de saúde que atuam diretamente nas residências, funcionários que trabalham nas áreas assistenciais do Hospital São Camilo, servidores dos centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Centro Integrado de Atenção à Saúde (Cias) e equipes de atendimento da Regulação da SMS e da Farmácia Básica Municipal.

Quem recebeu a vacina produzida pela chinesa Sinovac/Instituto Butantan deve fazer a segunda dose entre 14 e 28 dias. Os vacinados com a AstraZeneca têm 90 dias para receber a outra dose.

Botão Voltar ao topo