Rio Grande do Sul

Centro do Idoso de Gravataí distribui cartilha sobre o isolamento social

Em Gravataí, o Centro de Atenção à Saúde do Idoso está distribuindo a “Cartilha de Orientações e Atividades para Idosos em Distanciamento Social”. O material informativo contém orientações de diversas especialidades da saúde que afetam a rotina dos idosos.

A cartilha tem como objetivo promover atividades que exercitem as questões de funcionalidade e promovam a melhora na qualidade de vida do idoso.

O material ensina a realização de exercícios domiciliares leves, que podem ser praticados com itens domésticos, podendo ser adaptados, conforme a necessidade de cada paciente.

A fisioterapeuta Josione Carpes explica a importância de manter o corpo ativo diante do cenário atual. “É fundamental para a funcionalidade do idoso se manter ativo em todos os aspectos, por isso planejamos exercícios que respeitem o limite físico de cada um, mas que simule algumas das atividades que eles realizavam no Centro antes da pandemia”, disse a fisioterapeuta.

Além de tarefas que exercitam a mobilidade, a cartilha traz orientações de como manter a atividade cognitiva ativa, trazendo dicas de organização de rotina e tarefas, orientações de cuidado com a saúde mental, instruções de como manter uma alimentação saudável e dicas de cuidados com a comunicação oral e a audição.

A terapeuta ocupacional Viviane Brambilla destaca a pluralidade do material, que auxilia em diversas áreas de saúde, “Nosso objetivo é orientar os idosos em diversas especialidades e com isso realizar a manutenção do atendimento que precisou ser adaptado neste momento de pandemia”, explicou Viviane.

O Centro do Idoso é um serviço de saúde especializado, promovido pela Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), localizado no Centro Municipal de Saúde, na Rua João Alves de Souza, 111.

O serviço atende pacientes encaminhados pela atenção básica. A diretora do Centro Municipal de Saúde, Silvia Andrade, destaca o trabalho realizado pelo serviço de atenção ao idoso.

O material foi produzido pela terapeuta ocupacional Viviane Brambilla, fisioterapeuta Josione Carpes, geriatra Roman Orzechowsky, médica Márcia Urbim, assistente social Raquel Dell’osbel, nutricionista Juliana Carneiro, fonoaudióloga Simone Andára e o psicólogo Tiago Giorgi.

Botão Voltar ao topo