Publicidade
CanoasVale do Sinos

Com poder de polícia, Guarda Municipal de Canoas amplia fiscalização na bandeira preta

A Guarda Municipal de Canoas agora exerce o poder de polícia, a partir da mudança na legislação, aprovada ontem (25) por unanimidade na Câmara de Vereadores.

A iniciativa tem o objetivo de aumentar a atuação da Guarda Municipal, principalmente para fiscalizar e lavrar autos de infração a estabelecimentos que não estejam seguindo os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.

Publicidade

A Guarda Municipal de Canoas já auxiliava as forças policiais do município e os demais órgãos com poder de polícia, como as equipes de fiscalização da Vigilância Sanitária, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação e da Secretaria do Meio Ambiente.

De acordo com a nova redação da Lei, a Guarda é responsável por monitorar, prevenir, fiscalizar, agir e zelar pela convivência social, atuando contra a perturbação de sossego e o descumprimento dos decretos municipais.

De acordo com o secretário da Segurança Pública, delegado Emerson Wendt, a Prefeitura tem enfrentado grandes desafios para frear a pandemia da Covid-19 e as forças de segurança estão exercendo um papel crucial na fiscalização e na defesa do cumprimento dos protocolos sanitários.

“No entanto, a Guarda Municipal apenas auxiliava os demais órgãos de poder de polícia e realizava ações de orientação, não tendo o poder de polícia para interditar locais e autuar pessoas em descumprimento às regras. Com a mudança na legislação, o enfrentamento à pandemia é reforçado e, assim, a segurança pública exerce cada vez mais seu papel de preservar a vida dos canoenses”, afirma o delegado Emerson.

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo