Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Canoas reforça fiscalização para dispersar aglomerações

Com a campanha Aglomera Não! nas ruas e o agravamento do contágio do coronavírus, a Prefeitura de Canoas intensifica ações de fiscalização para o cumprimento das medidas sanitárias necessárias para enfrentar a pandemia. Na noite de sábado(20) até a madrugada de domingo(21), integrantes da Guarda Municipal, Brigada Militar e de algumas secretarias municipais participaram de uma operação para conscientizar e dispersar aglomerações em bares que estavam funcionando.

A operação, coordenada pela Secretaria Municipal da Segurança Pública, foi planejada junto ao Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M). Orientações e fiscalização de estabelecimentos sem alvará de funcionamento fizeram parte da ação. A atividade fiscalizou 20 bares nos bairros Marechal Rondon, Igara, Olaria e Mathias Velho, onde foi interditado um estabelecimento. “O local estava com aglomeração e todos sem máscaras” conforme relatou o diretor da Guarda Municipal Eder Martini.

O trabalho também buscou orientar os estabelecimentos comerciais sobre o decreto estadual, de 20 de fevereiro, que determina a suspensão geral de atividades das 22h às 5 horas até, pelo menos, o dia 2 de março. Essa medida foi adotada devido a elevação dos indicadores que determinam a classificação das bandeiras do modelo de Distanciamento Controlado.

Saiba mais:

* Conforme o decreto estadual 55.764, além da proibição de abertura de qualquer estabelecimento para atendimento ao público, também ficam vedadas festas, reuniões ou eventos, formação de filas e aglomerações nos recintos ou nas áreas internas e externas de circulação ou de espera, bem como nas faixas de areia das praias, calçadas, portarias e entradas de prédios e estabelecimentos, públicos ou privados.

*Normas municipais que conflitem com essas determinações estão igualmente suspensas. Ou seja, a suspensão geral de atividades vale para todo o Estado, inclusive regiões em bandeira vermelha e regiões que aderiram ao sistema de cogestão regional.

* Participaram da Operação Integrada, realizada entre a noite do dia 20 de fevereiro e madrugada de 21 de fevereiro, em Canoas, as seguintes equipes: Diretoria da Guarda Municipal; Diretoria de Trânsito da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade; Fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação; Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal de Cidadania e Brigada Militar.

Botão Voltar ao topo