Cidades do RSRio Grande do Sul

Nova Petrópolis: UBS do Bairro Piá é exclusivo para Covid-19 e sintomas gripais

A partir desta segunda-feira (1º), a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis inicia as mudanças no sistema de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A Unidade Básica de Saúde do Bairro Piá passará a atender somente casos de sintomas gripais. Neste grupo estão incluídos os pacientes com suspeita e confirmados de Covid-19.

O Ambulatório Covid-19 instalado na unidade do Bairro Piá também está ampliando o horário de atendimento, que passa a ser de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h30. Nos sábados e domingos, o atendimento de pessoas com sintomas gripais é oferecido no Hospital Nova Petrópolis.

Desta forma, os usuários das UBSs do Centro, Vila Germânia e Vale Verde, com sintomas gripais, passam a ser atendidos exclusivamente no Bairro Piá.

Para os atendimentos que não estejam relacionados a sintomas gripas e Covid-19, os usuários atendidos normalmente pela UBSs Piá podem procurar atendimento em uma das outras três unidades: Centro, Vila Germânia ou Vale Verde.

Conforme a secretária adjunta de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini, a mudança visa reorganizar o atendimento nestes quatro postos de saúde e aliviar o Hospital Nova Petrópolis. “Como aumentou bastante o número de casos nessas regiões, vamos separar os pacientes com suspeita de Covid-19 dos demais. Com isso também estaremos ajudando o nosso Hospital, que passará a receber somente casos mais graves”, comenta Crislei.

POSTOS DE SAÚDE DO INTERIOR

A mudança não envolve os três postos de saúde do interior, em Linha Brasil, Pinhal Alto e no Vale do Caí. Nestas três unidades o atendimento continua igual ao que vinha sendo oferecido até então.

CASOS NÃO URGENTES

A Secretaria da Saúde reforça o pedido de que a população de Nova Petrópolis não procure atendimento nas UBSs para casos que não caracterizam urgência. “É o momento de adiar tudo o que for possível”, destaca o secretário municipal de Saúde e Assistência Social, Martim Wissmann.

SINTOMAS GRIPAIS

Já as pessoas que têm sintomas gripais devem procurar atendimento imediatamente. No Centro e nos bairros, a referência fica sendo o Ambulatório Covid do Bairro Piá. No interior, as referências para sintomas gripais ou suspeita de Covid-19 continuam sendo os postos de saúde das localidades.

Botão Voltar ao topo