NotíciasRio Grande do Sul

Upa Scharlau, em São Leopoldo, agora é exclusiva para covid-19

Emergência pediátrica da Upa será transferida para o Hospital Centenário

A Prefeitura de São Leopoldo está reorganizando o sistema de saúde para atender ao novo momento da pandemia. A Upa Zona Norte, localizada no Bairro Scharlau, será exclusiva para atender pacientes suspeitos ou com diagnóstico positivo para o coronavírus.

Por conta disso, a emergências clínicas e pediátricas da Upa serão transferidas a partir de amanhã para o Hospital Centenário. Das 7h às 19h, o acesso para o atendimento pediátrico será pela entrada eletiva do hospital e, após este horário, na emergência da instituição.

O Centro de Saúde da Feitoria será referência para casos clínicos. Após a realocação de pacientes com coronavírus, o local passará por sanitização a partir da meia-noite ficará fechado. Reabrirá amanhã, sexta-feira, às 7 horas, para receber o atendimento urgência e emergência adulto de casos não relacionados à covid.

“A gravidade da situação nos exigiu uma mudança de estratégia no enfrentamento da pandemia. Os atendimentos no Centro de Atendimento ao Covid (CAC), montado no ginásio, em questão de 10 dias passou de uma média de 40 por dia para 200. Por isso a Upa será exclusiva para casos de coronavírus”, ressaltou o secretário da Saúde Marcel Frison.

Centenário amplia leitos para atendimento covid

Uma reorganização física foi necessária para ampliar os leitos exclusivamente para atendimento covid-19 no Hospital Centenário. Seis leitos clínicos, próximos à Área Covid, foram integrados aos 31 já existentes para atender o aumento de casos e a necessidade de acolhimento de novos pacientes.

Resumo do novo modelo de atendimento

  • Upa Zona Norte: atendimento exclusivo para Covid
  • Hospital Centenário: segue com atendimento à Covid e assume como referência em atendimento pediátrico e clínico
  • Centro de Saúde Feitoria: atendimentos de urgência e emergência adulta

UPA SCHARLAU
Rua Leopoldo Albino Scherer, 374
Bairro Scharlau – São Leopoldo
Fone: (51) 3590-6646

Botão Voltar ao topo