NotíciasRio Grande do Sul

Semana da Mulher terá intensa programação virtual

O tema deste ano retrata o momento, Mulheres na liderança: pela igualdade em um mundo pós Covid-19

A Semana da Mulher de 2021 terá intensa programação. Apesar de não poder realizar atividades presenciais, devido à necessidade de distanciamento físico, imprescindível neste momento, pelo avanço da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura e entidades parceiras organizaram uma agenda que discutirá violência contra a mulher, protagonismo e empoderamento.

Além da programação especial entre os dias 8 e 13, durante todo o mês de março estão previstas intervenções informativas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Unidades Básicas de Saúde (UBS). A programação pode sofrer alterações a qualquer momento, de acordo com a situação epidemiológica e se houver mudança na bandeira, de acordo com o modelo de distanciamento controlado do Estado.

Confira a agenda e acompanhe o site da Prefeitura para acessar os links da programação:

Segunda-feira (8)

17h – Abertura da Semana com a live “Mulheres na Liderança na Cidade de Pelotas – Enfrentando a pandemia e o novo normal”. Painel com a participação da prefeita Paula Mascarenhas; da secretária de Saúde, Roberta Paganini e da reitora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Isabela Fernandes Andrade; com mediação da coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher, Manoela Rodrigues, e da coordenadora do Centro de Referência da Mulher, Paola Fernandes. O evento será transmitido pelo Facebook da Prefeitura https://www.facebook.com/prefeituradepelotas;

19h – Live Mulheres e suas trajetórias. Promovida pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense, no canal do YouTube da Coordenadoria de Produção e Tecnologia Educacional (https://bit.ly/3kLnibR). Haverá as palestras “O 8 de março e as Mulheres Negras” com Claudia Garcia Molet; “Adoção e Família Homoafetiva”, com Liana Xavier e Fabiana Poetsch; e “Desmistificando Vivências de Mulheres Trans”, com Márcia Monks;

Ações 8M

Exposição Virtual – Museu da Baronesa e as Mulheres na sua História
Dentro das atividades do Projeto “Junto a ti”, o Museu da Baronesa apresenta a exposição virtual Semana da Mulher 2021 – Mulheres da Nossa História. Diariamente, durante o mês de março, serão postadas no perfil do Museu no Instagram (@museudabaronesa), imagens de mulheres que fizeram e fazem parte da caminhada do museu no decorrer de seus 38 anos, incluindo algumas que integram nosso acervo, que compreende a segunda metade do Século XIX e as primeiras décadas do Século XX.

A partir das 20h, serão iluminadas a Torre do Mercado Central, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a Sub-Prefeitura no 5º distrito (Cascata) e o 4ª Batalhão de Polícia Militar “Batalhão Coronel Camilo”, com a cor lilás em alusão à Semana da Mulher. A iluminação permanecerá até o fim de março.

Terça-feira (9)

10h – Lançamento Virtual da “Capacitação pela Eliminação da Violência” na Secretaria de Segurança Pública com participação do secretário de Segurança, Samuel Ongaratto; da diretora Aliceia Ceciliano; da coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher, Manoela Rodrigues; da coordenadora do Centro de Referência da Mulher, Paola Fernandes; e representantes da Guarda Municipal, com o objetivo de orientar para o melhor acolhimento das Mulheres Vítimas de Violência. Para solicitar o link para a participação virtual, basta enviar um mail para centrodamulherpelotas@gmail.com.

19h30 – Live da Associação Comercial de Pelotas, com o tema “Mulheres a Liderança” – com a participação da psicóloga organizacional, especialista em terapia cognitivo comportamental, com MBA em gestão empresarial, mestre em educação e doutora em ciências médicas, Sibelie Valente; da publicitária, pós-graduada em Marketing pela ESPM-RS e pós-graduanda em biopsicologia pelo Instituto Visão Futuro, Stela Nesello; com mediação da diretora de Mulheres Empreendedoras da Associação Comercial de Pelotas, Theia Bender.

A LIVE será transmitida pela página da Associação no Facebook (fb.com/acpelotas) e pelo canal no YouTube (https://bit.ly/YOUTUBEACP).

Quarta- feira (10)

16h – Apresentação Virtual da exposição “Mulheres Negras do Brasil”, Idealizada por Priscilla Mont-Serrat, Mestre em Artes Visuais – UFPel (a exposição estará disponível no Mercado Central quando o município sair da bandeira preta). Com a participação da gerente de Manifestações Populares da Secretaria de Cultura (Secult), Helenira Brasil Dias.

Ações 8M

Distribuição de kits de higiene e material informativo sobre os serviços da Prefeitura na Casa Luciety.

Quinta-feira (11)

Ações 8M

Distribuição de kits de higiene e material informativo sobre os serviços da Prefeitura no Cadastro Único, Centro Pop, Plantão Social, Restaurante Popular e Lar de Idosos.

Sexta- feira (12)

16h – Live no Facebook do Centro de Referência da Mulher (www.facebook.com/Centro-De-Referência-Da-Mulher) “A importância da rede de apoio no enfrentamento à violência contra a Mulher”, em alusão ao aniversário de sete anos do Centro de Referência da Mulher Professora Claudia Pinho Hartleben, comemorado no dia 13 de março, pautando as ações da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher, com a participação da coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher, Manoela Rodrigues; da coordenadora do Centro de Referência da Mulher, Paola Fernandes; e da Guarda Municipal, responsável pelo Observatório, Cintia Aires.

Sábado (13/03)

2ª Edição: Dia de Encontro com Mulheres – Oficinas de Axé; Dança do Ventre, Dança de Salão e Ritmos, transmitidas pelo Canal da Secretaria de Cultura (Secult) Youtube.

 

Botão Voltar ao topo