Cidades do RSRio Grande do Sul

Hospital de Campanha de Cachoeirinha recebe duas cápsulas respiratórias

O Hospital de Campanha de Cachoeirinha acaba de receber duas cápsulas respiratórias 7lives Helmet, interfaces de ventilação não-invasiva, registradas na ANVISA, que auxiliam na recuperação de pacientes com baixa oxigenação por conta da Covid-19, retardando a necessidade de intubação e uso do ventilador mecânico.

Conforme explica o diretor do Hospital de Campanha, Vanderlei Marcos, elas são mais confortáveis que as máscaras de oxigênio habituais, que ficam encostadas na pele. “A cápsula funciona como um capacete com filtros, que promovem a renovação do ar e criam uma pressão positiva para o paciente, que fica dentro do dispositivo. É uma alternativa diante da escassez de respiradores no mercado”, disse.

Outro ganho para o paciente está no conforto, já que o capacete permite a mobilidade do pescoço, sem apertar ou encostar no rosto, e ainda diminui os riscos para a equipe de saúde, pois protege médicos e enfermeiros da propagação de gotículas de saliva. Além disso, próximo à boca do paciente, há uma válvula de alimentação que permite tanto o fornecimento de líquidos, quanto a alimentação por sonda. “Ou seja, ele não precisa interromper o tratamento para se alimentar ou se hidratar, o que também facilita muito”, explicou Vanderlei.

O dispositivo foi doado pelo proprietário da Original Med, representante da empresa fabricante do produto. O empresário Roger Augusto Pereira, que é morador de Cachoeirinha, diz que apenas hospitais de ponta dispõe do equipamento e que o HC é um dos poucos da rede pública que vão dispor desta tecnologia.

Botão Voltar ao topo