NotíciasRio Grande do Sul

“Jornada pela Família Brasileira” inicia por São Leopoldo

ARTIGO

por Marco Antonio Fetter

Olha… tenho uma pergunta para quem estiver lendo isto aqui: a Família é importante para você? Não precisa responder agora. Vá para casa e pergunte para todos que vivem nela se a Família é importante… mesmo! Se sim, tua Família é um espaço de convivência. Caso contrário, vão existir as famosas conveniências. E aí… não vai dar certo!

Tinha dois sonhos, ao menos: um, era idealizar e operacionalizar a “Jornada Nacional em Defesa da Família Brasileira” que acontecerá em todos os estados do Brasil no período de 2021 a 2036. O outro, o primeiro, era ser pai e hoje sou. Tenho a maravilhosa oportunidade de aprender, todo santo dia, com o meu filho. Meu amor incondicional.

Então sou um homem de sonhos e de duas Jornadas: a de ser pai e aquele de ajudar a Família Brasileira voltar a ser a Protagonista das Instituições do Brasil. Este é um dos objetivos da Jornada que, em breve, estará apresentando-se em São Leopoldo em sua qualidade de cidade do Projeto Piloto da Jornada nos anos de 2021 e 2022.

Escolhi esta cidade por um motivo interessante: foi aqui que a partir de 1982, iniciei minha vida acadêmica e familiar. Desenvolvi atividades de professor e pesquisador no fascinante e inesquecível Centro de Documentação e Pesquisa (CEDOPE) da UNISINOS. Hoje não existe mais. Mas sinto falta daqueles tempos.

No período de 1982 a 2004, entre outras ações, criei e fui o primeiro Diretor Presidente do “Conselho Municipal da Família de São Leopoldo”. Tomei posse em 1999. Lamento que tenha sido o primeiro e o último. Esta cidade, por alguns ou muitos motivos, não teve a capacidade e nem a sensibilidade para mantê-lo funcionando. Em breve, este Conselho será revitalizado. Para isso… seria interessante existir uma certa boa vontade da nossa Administração Municipal e da Câmara Municipal. Fato este, que não está ocorrendo. Apesar das reuniões que fiz com dois vereadores. Claro que gostaria de conversar com todos, mas não me recebem. Tenho enviado correspondências desde Outubro de 2020. Recebi, no entanto, respostas nada animadoras. Do gabinete de uma vereadora recebi a seguinte mensagem: “ela não tem tempo para conversar comigo” e a guardo no meu bolso com todo o cuidado.

Bem… tive a oportunidade de conversar por quase três horas com a secretária, e sua equipe, de uma Secretaria da atual gestão um assunto específico. Nada surpreendente: espero, depois de mais de um mês da reunião, alguma resposta. Esperei de pé e sentado… mas nada de resposta. Este descaso com o tema Família é incompreensível, ao menos para mim. Quem sabe, a temática da Instituição Família não tem, por enquanto, a importância que merece para a atual Administração Municipal e nem de alguns velhos amigos que aqui construí.

Tudo insuportavelmente parado e muito lento. Muita conversa e promessas e pouca realidade. Assim não vai dar!
De conversa e promessas a Família Brasileira cansou. Não atura mais, e nem acredita, ouvir de políticos, empresários, religiosos e tecnocratas que o “amanhã será melhor”. Não é e não será.
A Família não precisa mais ser chancelada ou tutelada, afinal, ela é a nossa instituição protagonista da sociedade.
Em breve, São Leopoldo conhecerá a fundamentação teórica da Jornada, o seu conceito de Família e o seu Programa de Atividades bem detalhado.

Cada criança, mulher e homem de São Leopoldo têm direito de conhecer o projeto da Jornada. Conhecer, debater, criticar e apoiar. Para isso, uma ampla e irrestrita discussão social e pública será proposta. Nada de segredinhos e segundas intenções.

A Jornada, como a conheceremos, é um “Projeto de Pessoas e não de Poder”. Logo, ela não tem nenhuma vinculação com nenhum partido político brasileiro.
Desenvolverá um conjunto de ações sociais, educacionais e estruturais visando, fundamentalmente, as crianças do Brasil e sua “Família toda e Todas as Famílias”. Se queremos um Brasil de paz, de ética, de caráter e de estrutura humana devemos iniciar pelas crianças… ainda no útero materno. Ou seja, “educar os pais para que eduquem os seus filhos antes mesmo do seu nascimento” Este é o objetivo fundamental da Jornada!

O Projeto Estrutural da Jornada, em suas 3.794 páginas, assim como a sua fundamentação teórica e a operacionalização do seu Programa de Atividades a curto, médio e longo prazo assim considera a Família do Brasil (desvalorizada, desestruturada e desprotegida), a Violência no Brasil (em crescimento, sem controle, disseminada e de extrema gravidade) e, por fim, a Escola em nosso país como (desconectada da sociedade, enfraquecida estruturalmente, isolada e marginalizada).

Por isso, as ações da Jornada serão integradas, direcionadas e objetivadas visando, antes de tudo, potencializar um conjunto de mecanismos em defesa da Família, fortalecer social e institucional a Escola e entender as razões do aumento e o não controle da violência.

Os custos financeiros e operacionais da Jornada serão de inteira responsabilidade do IPFAM-ONU.
Esperamos, então, que a Administração Municipal, os profissionais e as pessoas de São Leopoldo recebam a Jornada de braços abertos e coração feliz.
Bem… das crianças de São Leopoldo, estamos ansiosos para aprender tudo e das fascinantes formas que elas sabem ensinar.

Por fim, quero registrar aqui que, a Jornada não sairá do mesmo lugar, sem a ajuda, o apoio e a credibilidade dos Professores e da Educação.
Convido, então, as crianças, as mulheres, os homens, os pais, os professores… a acreditar na Instituição Família nesta e em outras realidades.
Para a Jornada, “fazer é, ainda, a melhor maneira de mudar o mundo”.
Mas… voltando a pergunta inicial e caso algo não esteja andando “direitinho” na tua Família não se desespere.

Mude já ou vai te encrencar mais!

Marco Antonio Fetter
. Sociólogo
. Doutor em Família
. Presidente do Instituto Pró-Família (IPFAM)
. Idealizador e Coordenador Nacional da Jornada
. Coordenador Geral do Estudo Mundial da ONU sobre a “Família de Ontem, de Hoje e a do Futuro” (2006-2036).
. Coordenador Executivo do Pró-Família (PROFAM): revitalização de uma instituição. Brasil (desde 2004)

Contato:
Marco Antonio Fetter
Fone: 51 99714 1201
E-mail: marcoafetter@gmail.com
Facebook: marco antonio fetter

Botão Voltar ao topo