Rio Grande do SulSaúde

Ambulatório Pós-covid-19 do HU-Furg é modelo para instituições de saúde

Nesta segunda-feira (22), o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu a visita do presidente do Conselho de Secretários de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS RS), Maicon Lemos, e do secretário executivo do COSEMS RS, Diego Espíndola.

A visita teve o objetivo de conhecer o Ambulatório Pós-covid-19 – que é pioneiro no estado, atuando de forma multidisciplinar e destinado ao atendimento dos pacientes adultos e pediátricos que foram infectados pelo coronavírus e que persistem com sintomas.

Lemos e Espíndola foram recepcionados pela superintendente do HU-Furg, Sandra Brandão. Após uma breve conversa sobre a doença e a situação atual, Sandra entregou uma cópia do projeto com detalhes da implementação e do funcionamento do Ambulatório Pós-covid-19.

Em seguida, eles visitaram as instalações físicas, junto ao Serviço de Atendimento Especializado em Infectologia (SAE Infectologia), e conversaram com a infectologista, Jussara Silveira. Lemos destacou a importância da iniciativa do HU-Furg ao iniciar o tratamento de pacientes pós-covid-19 e ressaltou que é um modelo a ser seguido por outras instituições de saúde em todo o estado.

 Ambulatório Pós-covid-19

O Ambulatório foi implementado em 05 de outubro de 2020 e conta com a participação de 22 profissionais do HU-Furg e da Residência Integrada Multiprofissional Hospitalar com Ênfase na Atenção à Saúde Cardiometabólica do Adulto (RIMHAS). A equipe incluiu fisioterapeutas, profissionais de Educação Física, nutricionistas, psicólogos, infectologistas, cardiologistas, neurologistas, pediatras e pneumologistas. Mais informações pelo telefone (53) 3233.8841.

Para acessar o serviço, o paciente deve comparecer, portando a nota de alta hospitalar ou encaminhamento médico (para os casos em que não houve internação hospitalar), no SAE Infectologia de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30. O Serviço está localizado no 2º andar do Prédio Anexo (Acesso 7) do HU-Furg, na esquina das ruas General Osório e General Canabarro.

No SAE Infectologia, será realizada a acolhida do paciente, com a primeira consulta para 21 dias após a alta hospitalar ou do exame confirmatório da covid-19. Num primeiro momento será realizada uma avaliação que inclui exames laboratoriais, de imagem e eletrocardiograma, bem como consultas com pneumologista, cardiologista, neurologista, nutricionista e psicólogo. Após, liberação do pneumologista e do cardiologista, o paciente é encaminhado para reabilitação física e respiratória com os profissionais da Unidade de Reabilitação e da RIMHAS, mas especialidade de Fisioterapia e Educação Física.

O acompanhamento terá duração de até seis meses após a alta hospitalar ou confirmação da doença, podendo se estender por mais tempo na especialidade em que o paciente necessitar. De acordo com a coordenadora do SAE Infectologia, Rossana Basso, são atendidos cerca de 12 pacientes novos por semana.

Botão Voltar ao topo