Rio Grande do Sul

Santa Maria orienta comerciantes sobre as novas regras do decreto municipal

Em Santa Maria, a Vigilância em Saúde e de Fiscalização com apoio da Guarda Municipal, visitou 121 estabelecimentos comerciais, entre essenciais e não essenciais, na manhã desta segunda-feira (22).

Os servidores conversaram com comerciantes do Calçadão Salvador Isaia, da Avenida Rio Branco e da Rua do Acampamento e dos shopping centers, orientando sobre as novas regras do decreto municipal em vigor, que oficializa a adesão ao sistema de cogestão no modelo de distanciamento controlado do governo do Estado.

Durante as visitas aos estabelecimentos comerciais, os fiscais explicaram para os gerentes e responsáveis de cada local sobre as novas regras que o documento estabelece. Na prática, a cogestão permite que sejam adotados os protocolos da bandeira vermelha, porém, com restrições, mesmo enquanto a bandeira preta vigora em todo o Rio Grande do Sul.

Novas exigências

A principal novidade é que o comércio de rua, considerado não essencial, pode abrir em Santa Maria, de segunda a sexta-feira, entre 9h e 19h. Os shopping centers poderão funcionar também de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h.

No protocolo de bandeira vermelha, também aparece um novo item que precisa ser observado com atenção pelos lojistas e clientes. Entre os protocolos exigidos, está a fixação de cartazes nos estabelecimentos, em que deve constar a informação de área útil para o cálculo da metragem do teto de ocupação específico do local. Outra exigência que passa a vigorar é a necessidade de aparelho para verificar a temperatura dos clientes em estabelecimentos de alimentação, como lancherias, bares e restaurantes.

Em alguns estabelecimentos, como lojas, lancherias e farmácias, os responsáveis estavam cientes do novo decreto e já haviam providenciado os cartazes com as informações. Já em uma loja de departamentos, a gerente aproveitou para tirar dúvidas em relação ao horário para atendimento prioritário para as pessoas do grupo de risco, acima de 60 anos. Nesse caso, os fiscais orientaram que a escolha do horário fica de acordo com a necessidade de cada local. Em uma loja de aparelhos eletrônicos, por exemplo, a dúvida foi sobre o distanciamento e o número de clientes dentro do estabelecimento.

Restaurantes

Durante a manhã, a fiscalização também esteve em 13 restaurantes. Em todos os locais visitados pelos fiscais, as refeições são servidas pelos atendentes ou garçons, evitando, assim, o autosserviço, proibido atualmente. Na oportunidade, houve orientação sobre a importância de colocar em local visível a capacidade do local (número máximo de pessoas) dentro do estabelecimento. Em cinco desses estabelecimentos, os servidores verificaram que não havia o medidor de temperatura, porém, os proprietários entenderam a necessidade e se comprometeram em providenciar o item.

De acordo com o superintendente de Fiscalização, Marcio Abbade, as visitas realizadas foram tranquilas e bem aceitas pelos comerciantes.

As novas regras que começaram a valer nesta segunda-feira seguem até as 23h59min de 4 de abril. Ainda, o Estado manteve a suspensão das atividades presenciais entre 20h e 5h em todos os dias da semana. A exceção dessa regra são os supermercados, farmácias e lojas de materiais de construção.

Botão Voltar ao topo