Rio Grande do Sul

Legislativo de Parobé solicita mapeamento de áreas do município

Presidente da Câmara de Vereadores esteve reunido com equipe técnica da Prefeitura Municipal

O presidente da Câmara de Vereadores de Parobé, Marcos Friedrich (PDT), pediu ao Executivo um mapeamento completo das áreas do município. A solicitação foi feita na última semana, durante reunião com servidores técnicos no gabinete do prefeito, Diego Picucha.

“Nosso propósito é garantir que todos os parlamentares saibam quais são as áreas de preservação permanente e também quais as que pertencem ao Executivo. A maioria dos eleitos nesta Legislatura estão em primeiro mandato e muitos não têm amplo conhecimento sobre o assunto”, explicou Friedrich.

Segundo o presidente, o pedido também qualifica o processo Legislativo. “Diversos pedidos de providência ou de informação são enviados pela Casa falando sobre demandas que muitas vezes nem podem sair do papel”, comentou.

Para a secretária de planejamento do Executivo, Josiane Rosa, é importante que os vereadores estejam atentos quanto aos locais que podem ou não receber projetos ligados a emendas parlamentares ou recursos do Governo Federal. “Muitas vezes recebemos projetos aqui que acabam engavetados por estarem planejados em espaços de preservação, por exemplo. Estamos à disposição para não só entregar ao Legislativo este levantamento que já está em andamento, como também para apresentá-lo aos vereadores”, destacou a secretária.

Além disso, o diretor de Meio Ambiente, João Rodrigues, também salientou que é importante o diálogo entre os legisladores e os setores da Prefeitura Municipal. “Nós indicamos aos parlamentares que façam uma consulta de viabilidade antes de formalizar o pedido de emenda direcionada, ou mesmo um pedido de providência. Esta medida ajuda não só a agilizar o processo de autorização, como também já ajuda a saber se a ideia será possível ou não”, disse.

Botão Voltar ao topo