Rio Grande do Sul

Esteio inicia vacinação de pessoas com 56 anos e comorbidades

Nesta sexta-feira (23), mais 192.750 doses do imunizante Astrazeneca desembarcaram no Rio Grande do Sul, encaminhadas pelo Ministério da Saúde (MS). Para Esteio, serão repassadas 1.220 doses (245 reservadas para a aplicação da dose complementar e 975 destinadas para a primeira imunização).

Com esse novo lote, a Secretaria Municipal de Saúde de Esteio decidiu reduzir em mais três anos a vacinação de pessoas com comorbidades. A partir das 18h desta sexta-feira, quem tiver 56 anos ou mais e apresentar uma das doenças estabelecidas pelo Ministério da Saúde pode ser imunizado. Para isso, será necessário fazer o agendamento pelo site www.esteio.rs.gov.br/vacina.

As pessoas com comorbidades precisam estar atentas à documentação que devem apresentar na hora de receber a vacina: além de documento de identidade e do comprovante de residência, é obrigatório mostrar um documento que ateste a doença informada. Pode ser, por exemplo, um laudo médico, a receita de um medicamento controlado relacionado com a doença ou algum exame com diagnóstico conclusivo.

Quem não conseguir agendar pelo sistema poderá utilizar os telefones 3473-6377, 3473-8964, 3473-0480 e 3458-2824 (Ramal 1 – das 8h às 12h e das 13h às 17h). Pessoas que tiverem dificuldades para marcar a vacina podem buscar ajuda diretamente nas unidades básicas de saúde (UBSs).

Idosos acamados ou com dificuldade de locomoção são imunizados em casa, também após agendamento pelos mesmos canais. Grupos prioritários cuja data de vacinação já passou também podem agendar o horário para ir até o drive-thru e receber a dose.

Botão Voltar ao topo