Cidades do RSRio Grande do Sul

Estância Velha reagenda aplicação da segunda dose contra a Covid-19

O número insuficiente de doses da vacina CoronaVac/Butantan enviadas para Estância Velha na última remessa não permitirá a vacinação de todas as pessoas agendadas para esta semana. Por isso, a Secretaria de Saúde orienta que somente pessoas que receberam a 1ª dose há 28 dias ou mais devem procurar os postos de saúde para receber a 2ª dose nesta segunda-feira (26). O número de doses é limitado a 180 unidades.

Os demais moradores vacinados com a 1ª dose nas últimas semanas devem aguardar o contato do posto de saúde para saber o dia e a hora que será imunizado. Isso só acontecerá com a chegada de uma nova remessa de doses da vacina CoronaVac/Butantan do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde. Estes moradores podem ligar nos postos previamente para informarem o nome e o número de telefone.

Já a vacinação da população com a 1ª dose segue normalmente para pessoas de 60 anos ou mais e para pessoas de 59 anos com comorbidades. O avanço da vacinação para pessoas com comorbidades, na semana passada, foi possível com a chegada de doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz.

A Administração ressalta que a situação envolvendo a aplicação da segunda dose da CoronaVac não é problema do município, e sim a falta de vacina que afeta o país todo. Algumas cidades da região já sentem a falta de vacina, tanto que suspenderam a vacinação contra a Covid-19. Em Estância Velha, a Vigilância em Saúde trabalha para que isso não aconteça.

Botão Voltar ao topo