NotíciasRio Grande do Sul

Fiscalização de Trânsito completa um ano fiscalizando excessos de passageiros no Transporte Coletivo Urbano

No período, índice de lotação de usuários acima do limite permitido por decretos foi de 1,33%

Na última sexta-feira (23/04), a Fiscalização de Trânsito completou um ano de atividades de vistoria em ônibus do Transporte Coletivo Público Urbano. As fiscalizações que objetivam ao cumprimento dos decretos vigentes em decorrência da pandemia de Covid-19 tiveram início no dia 23 de abril de 2020. No período, mais de 1,1 milhões de passageiros foram flagrados por equipes da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) dentro dos ônibus. A taxa de excesso de usuários é de 1,33% do total de pessoas transportadas, o que equivale a 15.925 passageiros acima do teto, dentre a somatória de 1.197.430 usuários.

Quando acontece um flagrante de excesso de passageiros dentro dos ônibus, as equipes da SMTTM se dirigem à concessionária e solicitam que a mesma aumente a oferta de assentos nos itinerários. A maior oferta de assentos pode ser obtida por meio da substituição de veículos com eixos simples por articulados ou com a inclusão de mais ônibus na linha, reduzindo o intervalo entre as saídas. Apenas na semana passada, entre os dias 19 e 23 de abril, os servidores da SMTTM vistoriaram 385 linhas e 1.933 horários. Desde o início das fiscalizações, em 2020, foram 6.685 linhas e 40.498 horários.

Também na semana passada, as equipes da Fiscalização de Trânsito registraram 66.546 usuários nos ônibus vistoriados. Os decretos mais recentes estabelecem ocupação máxima de 60% da capacidade total dos veículos que operam no Transporte Coletivo Público Urbano, considerando usuários em pé e sentados. O excesso de passageiros da última semana é de 1,49%. A SMTTM ressalta que o índice é estabelecido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio de atualizações de regras no protocolo do Distanciamento Controlado.

As ações fiscalizatórias da SMTTM acontecem principalmente nos horários de pico, no começo das manhãs e no final das tardes, mas as equipes também atuam no decorrer do dia. Os locais em que as fiscalizações ocorrem também são itinerantes, a fim de atuar na maior área possível, abraçando toda a frota municipal, com suas mais de 70 linhas. São 12 fiscais atuando em diferentes equipes. Com o começo da vacinação contra o coronavírus, parte dos servidores permanece nas ações de vistoria ao Transporte Coletivo Público Urbano, enquanto outros são deslocados para prestar apoio à campanha de vacinação.

Atualmente, Caxias do Sul está classificada na bandeira preta no Distanciamento Controlado, o que significa risco altíssimo de propagação do coronavírus. Confira abaixo a relação das linhas que mais registraram excesso de passageiros na última semana. A SMTTM ressalta que as fiscalizações junto aos ônibus que operam o Transporte Coletivo Público Urbano permanecerão acontecendo por tempo indeterminado.

Linhas com maiores excessos de passageiros entre os dias 19 e 23 de abril de 2021:

  • L85 – Nossa Senhora das Graças (excesso de 31 passageiros)
  • TR01 – Troncal (excesso de 25 passageiros)
  • L67 – São Caetano (excesso de 16 passageiros)
  • L57 – Serrano (excesso de 14 passageiros)
  • L39 – São Francisco (excesso de 13 passageiros)
  • L83 – Campos da Serra (excesso de 13 passageiros)

Linhas com maiores excessos de passageiros desde o dia 23 de abril de 2020:

  • L29 – Iracema (excesso de 1.337 passageiros)
  • L85 – Nossa Senhora das Graças (excesso de 1.207 passageiros)
  • TR01 – Troncal (excesso de 1.096 passageiros)
  • L67 – São Caetano (excesso de 1.065 passageiros)
  • L83 – Campos da Serra (excesso de 953 passageiros)
Botão Voltar ao topo