Agronegócio

LocSolution entrega medidores de umidade de grãos a institutos metrológicos

Os aparelhos modelo 999ESI, totalmente automático, vão contribuir na fiscalização de umidade de grãos

A LocSolution, empresa paranaense de locação de aparelhos medidores de umidade de grãos, fez a entrega de aparelhos aos laboratórios do Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo e de Minas Gerais e também às Superintendências do Inmetro de Goiás e Rio Grande do Sul.
Os órgãos metrológicos estão equipando seus laboratórios de verificação de medidores de umidade de grãos com a finalidade de intensificar o trabalho de fiscalização e possibilitar maior confiabilidade nas operações de compra e venda de grãos.

Os instrumentos que medem a umidade dos grãos devem seguir normas do Inmetro estabelecidas na Portaria 402/2013 e NI 125/2017. É exigido que os aparelhos tenham aprovação de modelo do Inmetro e passem pela verificação inicial e periódica do IPEM dos estados.

Os aparelhos entregues são do modelo 999ESI e funcionam sem interferência do operador, possuindo impressora integrada, o que permite interface com o computador, além de porta USB para pendrive e porta exclusiva Inmetro. Os resultados são transmitidos via QR Code, mostrando resultados de umidade, temperatura, PH e densidade, entre outras características que fazem dele um produto top de marca.

São Paulo – Para o diretor de Divisão do Centro de Calibração do IPEM-SP, Mário Ono, o aparelho vai ajudar a implementar o controle metrológico da unidade em São Paulo, que já possui laboratórios de massa, volume, pressão e temperatura. “Trabalhávamos apenas com uma marca de equipamento, porém para fazermos o controle metrológico legal das verificações subsequentes, precisávamos deste modelo”, disse

Minas Gerais – O diretor técnico de Metrologia e Qualidade do IPEM-MG, Luiz Marcelo Scalioni, destacou que, com o novo aparelho 999ESI, vai poder colocar mais equipes em campo e aumentar o leque de fiscalização. Segundo ele, as regiões com maior área agrícola no Estado estão localizadas ao Sul, onde há bastante café, e no Triângulo Mineiro, que tem o milho como cultura predominante, seguido da soja. “Vamos intensificar nossas verificações nas regiões de Uberlândia, Uberaba, Varginha, Três Pontas”, explicou, acrescentando que o instrumento traz maior transparência no processo de comercialização.
Goiás – O diretor-técnico da Superintendência do Inmetro em Goiás, Levi Leite, afirmou que o órgão está criando estrutura para realizar um excelente trabalho com as permissionárias do Estado. “A medição de umidade de grãos é uma atividade que se faz necessária no nosso Estado, até por sermos uma região agrícola importante e termos uma relação comercial muito grande na área de grãos, principalmente de soja, milho, feijão”, afirmou o diretor-técnico.

Entrega – Após a entrega dos aparelhos, o engenheiro agrônomo da LocSolution, Roney José Smolareck, da área de relacionamentos, realizou treinamento com os responsáveis pela área de umidade de grãos de cada instituto.
A LocSolution/Motomco tem parceria com os Laboratórios do IPEM do Mato Grosso e do Paraná, além da Associação de Produtores de Soja e Milho do Mato Grosso (Aprosoja-MT).

Botão Voltar ao topo