NotíciasRio Grande do Sul

Transporte Coletivo registra queda no excesso de passageiros, em Caxias do Sul

Na última semana de abril, índice foi de 0,98%, inferior aos 1,49% da penúltima semana

Entre os dias 26 e 30 de abril, as equipes da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) registraram mais de 25 mil passageiros nos ônibus durante as fiscalizações que objetivam ao cumprimento dos decretos vigentes que estabelecem a ocupação máxima de 60% da capacidade total dos veículos no Transporte Coletivo Urbano. O índice de excesso de passageiros foi de 0,98% do total de usuários transportados. Os maiores problemas foram registrados nas linhas L57 – Serrano (excesso de 52 usuários), L14 – Desvio Rizzo (excesso de 26 usuários) e TR01 – Troncal (excesso de 25 usuários). O índice é bem menor ao da semana passada, que foi de 1,49%.

Na última semana, a Fiscalização de Trânsito vistoriou 540 linhas e 2.653 horários. Quando existe o registro de excesso de passageiros nos ônibus, as equipes da SMTTM alertam a concessionária para que ela amplie a oferta de assentos disponíveis à comunidade. A maior oferta de assentos ocorre via aumento de frota, com mais ônibus na linha, reduzindo o intervalo entre as saídas; ou pela troca dos ônibus com eixo simples por veículos articulados, com maior capacidade de transporte.

Desde o começo dos trabalhos de fiscalizações, em abril de 2020, mais de 1 milhão de passageiros foram contabilizados nos ônibus durante as vistorias. No total, foram 1.222.563 passageiros. Destes, 16.172 estavam acima do limite permitido pelos decretos, que oscilaram conforme as mudanças de bandeiras vigentes. A média no excesso de passageiros no período foi de 1,32%.

O objetivo das ações é a redução do excesso de usuários em cumprimento aos protocolos sanitários que foram estabelecidos no Distanciamento Controlado do Governo Estadual. Hoje, Caxias do Sul é classificada na bandeira preta, que significa risco altíssimo de propagação do coronavírus. A lotação máxima permitida é de 60% da capacidade total dos ônibus. A SMTTM reforça que a capacidade do veículo inclui passageiros sentados e em pé. Exemplo disso é o ônibus prefixo 529, cuja capacidade total é de 81 passageiros, sendo 37 sentados e 44 em pé.

A SMTTM reforça que as fiscalizações nos ônibus permanecerão por tempo indeterminado.

Botão Voltar ao topo