Rio Grande do Sul

Trote Solidário do Simers arrecada 1,7 tonelada de alimentos

O saldo da solidariedade dos médicos que completaram a imunização contra a Covid na sede do Simers, no sábado (1º), foi de 1.757 quilos de alimentos arrecadados. Foi a soma de todas as doações recebidas durante o dia, quando os 1.285 profissionais receberam a segunda dose da vacina de Oxford/AstraZeneca.

Com doses da Secretaria Municipal de Alimentos, a iniciativa foi uma parceria do Simers com a Unimed. Os alimentos foram encaminhados, por meio do projeto Trote Solidário do NAS (Núcleo Acadêmico Simers), à Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul, que irá repassar a instituições assistenciais credenciadas.

A atividade mobilizou médicos e familiares, que se sensibilizaram e contribuíram para a causa. Muitos foram até a vacinação e depois retornaram à sede do evento para levar mais mantimentos. Como incentivo à responsabilidade social, o Simers e a Unimed apoiaram o movimento de solidariedade organizado e realizado pelos estudantes de medicina do NAS e a Rede de Bancos de Alimentos do RS, que buscou as doações, na manhã da segunda-feira (3), para atender às demandas e às famílias em vulnerabilidade.

Neste ano, em virtude da pandemia, o Trote Solidário está sendo virtual. Para participar, basta acessar o link e doar alimentos ou sangue. A campanha ocorre desde março e segue até 31 de maio. Já foram arrecadadas mais de 6 toneladas de alimentos. O processo é similar a uma compra via internet.

No caso da doação de sangue, em vez de grupos irem junto aos hemocentros, a recomendação é que o ato seja feito de forma solitária, com agendamento prévio, uso de máscaras e álcool em gel. Já ocorreram 388 doações, que podem beneficiar até 1.552 pessoas.

Botão Voltar ao topo