Rio Grande do Sul

EMEI Florescer, de Esteio, entrega sacolas pedagógicas para pré-escola

Esteio/RS – A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Florescer deu início, na tarde da última quarta-feira (5), à entrega de sacolas pedagógicas do projeto “Esse/essa sou eu: somos das turmas Prés 1B e 1C”. Pela iniciativa, são entregues um kit com materiais a famílias dos alunos, organizada com algumas propostas de atividades a serem realizadas ao longo do mês.

O objetivo do projeto, que nasceu a partir da ideia das professoras Franciele de Meneghi Marques e Michele Santos, é auxiliar o aluno a se autoconhecer, identificando as particularidades do seu nome, corpo, desejos, sentimentos e sensações, percebendo a importância do autocuidado e a relevância de cuidar do outro.

Entre as atividades estão, por exemplo, escrever a primeira letra do nome com palitos, desenhar a si mesmo em uma cartolina e trabalhar com argila, sempre adaptado a necessidade de cada estudante.

Devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19), o projeto se apresenta também como uma maneira de levar a sala de aula para dentro da casa das crianças, deixando eles mais próximos do contexto escolar. É importante salientar que, mesmo com o retorno das aulas presenciais previsto para a próxima quarta-feira (12), a atividade seguirá sendo feita com os alunos.

A entrega das sacolas pedagógicas ocorre mensalmente, todas as primeiras quartas-feiras do mês. De acordo com as professoras, a intenção é chegar a cerca de 50 alunos na faixa etária dos quatro anos de idade. As atividades são feitas de materiais recicláveis, como tampinhas, rolhas e, até mesmo, itens retirados da natureza, como folhas e galhos. Todas segundas-feiras, a equipe diretiva da EMEI Florescer de Esteio enviará, por meio de um grupo de WhatsApp com os responsáveis, a proposta com vídeos e explicações para auxiliar na execução das tarefas.

Botão Voltar ao topo