NotíciasRio Grande do Sul

Samae esclarece situação do Sistema Samuara

Água disponibilizada está com a tonalidade amarelada

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) esclarece que a Estação de Tratamento de Água (ETA) Samuara está com atividade suspensa devido ao alto teor de manganês encontrado na água bruta. Dessa forma, a região de Forqueta está sendo abastecida pela Sistema Faxinal, por meio da ETA Parque da Imprensa.

O excesso de manganês pode ocorrer devido a vários fatores, como a estiagem, a qual deixa o nível da barragem mais baixa, bem como a elevação excessiva de alcalinidade na água. A Gerência do Tratamento da Água, assim que diagnosticou o problema, aumentou a dosagem de ortopolifosfato de sódio para corrigir o tratamento, visto que o processo convencional utilizado não possui eficiência na remoção.

O diretor-presidente, Gilberto Meletti, salienta que o Samae trabalha para prestar um serviço de qualidade à população. “Nossos sistemas são interligados justamente para corrigir falhas. Em um momento como esse, onde o manancial encontra-se frágil, são feitas manobras para não interromper o abastecimento”, salienta. Meletti ainda destaca que, apesar do aspecto de coloração amarelada na água, os parâmetros de potabilidade permanecem inalterados, não sendo o seu consumo prejudicial à saúde.

Água disponibilizada está com a tonalidade amarelada

Nesta quarta-feira, os reservatórios da ETA foram esvaziados para limpeza e desinfecção. Caso os moradores ainda recebam água com cor, a autarquia orienta que seja aberto uma ordem de serviço por meio do telefone 115 para solicitar uma descarga de rede.

Botão Voltar ao topo